
A Defesa Civil do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) , emitiu alerta de estado de atenção para alagamentos na Zona Leste, nesta tarde de sexta-feira (25). Já Itaquera está em estado de alerta, o que significa risco ainda maior.
De acordo com o CGE, a propagação de uma área de baixa pressão permanece mantendo o tempo instável na capital paulista.
Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo, mostram chuva em toda a cidade, porém, na Zona Leste chove moderado, principalmente nas subprefeituras de Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista e Itaim Paulista.
Na última hora, choveu 15mm em Itaquaquecetuba, 14mm em Guarulhos e 12mm em Itaim Paulista.
O CGE ainda adverte que, devido ao solo encharcado, há potencial para formação de alagamentos, quedas de árvores e transbordamentos.
Em Itaquaquecetuba houve extravasamento do Córrego na Avenida Marachel Tito nesta última hora.
Além disso, a Defesa Civil registrou um pequeno deslizamento de terra na Avenida José Alencar Gomes da Silva, na altura do número 5.700, em Cidade Tiradentes, resultando no acúmulo de terra no acostamento e em parte da pista.
A área afetada foi interditada e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) permanecerá no local até a chegada da subprefeitura. Não houve relato de vítimas.

Sexta-feira chuvosa e com temperaturas amenas
Esta sexta-feira começou com temperaturas mais amenas, céu nublado e chuva fraca em grande parte do território paulista.
De acordo com a Defesa Civil, o dia será marcado por tempo instável e condição para formação de chuva persistente de fraca a moderada intensidade, com possibilidade de tempestades isoladas em todo o Estado.
Até o início da tarde, os modelos indicam maiores acumulados de chuva para a faixa leste, que inclui o litoral, desde o Vale do Paraíba até o Litoral Norte, abrangendo também a Região Metropolitana, a Baixada Santista, o Vale do Paraíba, a e parte da região central do Estado.
Recomenda-se atenção às áreas de risco.
Gabinete de crise
Diante da previsão de chuvas fortes em todo o Estado, entre a quinta (24) e essa sexta (25), a Defesa Civil de SP instalou um o gabinete de crise no Palácio dos Bandeirantes, que funcionará até as 22 horas desta sexta.
O grupo tem como objetivo reforçar o monitoramento das condições climáticas, articular ações preventivas com os municípios e garantir uma resposta rápida às ocorrências registradas, com equipes para uma pronta resposta.
O Gabinete reúne agências reguladoras, concessionárias de água e energia, além do Corpo de Bombeiros, com foco na prevenção e resposta rápida a ocorrências.