Forte terremoto deixa um morto nas Filipinas

Tremor de 7,6 graus de magnitude derruba casa e provoca cortes de energia; alertas de tsunami são emitidos e retirados horas depois

iG São Paulo | - Atualizada às

Um forte terremoto de 7,6 graus de magnitude atingiu a costa leste das Filipinas nesta sexta-feira, provocando alerta de tsunami para a região, retirado horas depois. O colapso de uma casa deixou uma vítima e cortes de energia foram registrados em várias cidades filipinas. 

Saiba mais:  Entenda como acontecem os terremotos e tsunamis

O tremor foi registrado às 20h50 no horário local (9h50 de Brasília), a 34,9 km de profundidade e 106 km a leste da Ilha Samar. Inicialmente a magnitude foi estimada em 7,6 graus, informação corrigida posteriormente pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Os alertas de tsunami, já retirados, foram emitidos para Filipinas, Taiwan, Japão, Indonésia, Palau, Guam, Ilhas Marianas e Papua Nova Guiné. Autoridades disseram que o tsunami chegou a se formar, mas provocou ondas de apenas três centímetros na costa das Filipinas.

O chefe dos serviços de resposta a desastres das Filipinas, Benito Ramos, pediu que a população esteja atenta a possíveis réplicas do tremor. Autoridades disseram que a energia já foi restabelecida na maior parte das regiões afetadas.

A única vítima registrada é uma mulher de 54 anos que morava em uma casa que desabou em Mindanao. Seu neto de 5 anos ficou ferido e está no hospital.


    Leia tudo sobre: terremotofilipinastremortsunami

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG