Partido conservador é o mais votado na Grécia, dizem pesquisas

Urnas foram fechadas e pesquisas apontam que nove partidos devem formar novo governo, entre eles um apontado como neonazista

EFE |

O partido conservador Nova Democracia (ND), liderado pelo político Antonis Samaras, foi o mais votado nas eleições gerais antecipadas na Grécia, segundo pesquisas de boca-de-urna divulgadas pela televisão local.

Reuters
Fiscal abre urna para contagem em Atenas, na Grécia (6/5)
O ND teria obtido entre 17% e 24,5% dos votos, seguido pela coalizão de esquerda radical Syriza, com entre 14% e 18,5%, e o social-democrata Pasok, entre 13% e 17%, segundo diversas pesquisas das cadeias de televisão.

De acordo com os dados, entre sete e nove legendas políticas fariam parte da nova composição do Parlamento grego. Esses resultados dificultariam muito a formação de um novo governo, o que poderia forçar a convocação de novas eleições na Grécia no prazo mínimo de cinco semanas.

Partido xenófobo ganhará lugar

Entre as legendas que devem conseguir espaço está o partido considerado neonazista Amanhecer Dourado, que terá entre 5% e 8% dos votos, segundo as primeiras pesquisas de boca-de-urna divulgadas. O porcentual lhe permitiria conseguir entre 13 e 22 cadeiras, suficientes para contar com grupo parlamentar próprio.

O Amanhecer Dourado ganhou terreno graças à crise econômica. Seus militantes não titubeam em expor publicamente suas ideias xenófobas e sua opção pela linha dura contra os imigrantes, aos quais qualificam como "escória humana". "Invadiram nosso país e tiram nossos trabalhos. Se conseguirmos o poder, deportaremos todos imediatamente e fecharemos de novo as fronteiras com minas, cercas elétricas e mais guardas", declarou Ilias Panayotaros, porta-voz do partido, em recente entrevista à Agência Efe.

Fundado em 1993 pelo ex-oficial do Exército grego Nikolaos Mijaloliakos, o partido manteria vínculos com outros movimentos neonazistas europeus e, segundo as denúncias da imprensa e políticos gregos, com elementos da Junta Militar deposta em 1974 e inclusive com grupos da atual polícia. Até pouco tempo, o Amanhecer Dourado só contava com um apoio eleitoral mínimo, mas nas municipais de 2010 conseguiu um vereador na prefeitura de Atenas, obtendo em alguns bairros até 20% dos votos.

Os resultados mais expressivos da contagem de votos oficial estão previstos para serem anunciados a partir das 23h locais (17h de Brasília), quando será possível estabelecer com mais clareza as porcentagens dos partidos que entrarão no Parlamento, com um total de 300 deputados.

Leia também:
Crise pauta eleição na Grécia neste domingo
Cobertura completa da crise econômica

*com EFE

    Leia tudo sobre: eleição na gréciagréciacrise econômica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG