28% dos deputados estaduais candidatos têm processo na Justiça
26/09 - 15:04
Redação
Dos 187 deputados estaduais que disputam as eleições para prefeito ou vice-prefeito neste ano, 57, ou 28%, são réus em processos na Justiça ou tiveram problemas com o Tribunal de Contas. Os dados são do projeto Excelências, que reúne informações sobre a atuação dos parlamentares brasileiros. O Excelências é uma iniciativa da Transparência Brasil, organização dedicada ao combate à corrupção.
O levantamento considerou processos que já passaram da primeira instância, em primeira instância movidos pelo Ministério Público, e que não têm motivação privada, como disputas por pensão alimentícia. Também foram listadas ações do Tribunal de Contas de quando o parlamentar exercia um algo cargo no Poder Executivo.
Santa Catarina é o Estado com maior porcentagem de deputados estaduais réus concorrendo nestas eleições, com 71%. Em Sergipe, Maranhão e Goiás, 50% ou mais dos deputados-candidatos estão na mesma situação. Numericamente, São Paulo é quem tem a maior quantidade de parlamentares com problemas na Justiça disputando um novo cargo, 12. Eles correspondem a 39% dos deputados estaduais candidatos no Estado.
Outros dez Estados, Rio Grande do Sul, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Ceará, Pará e Rio de Janeiro, também têm parlamentares-candidatos réus na Justiça comum ou Eleitoral, ou que tiveram contas rejeitadas.
Leia também
publicidade
10/10/2008 - 15:10
10/10/2008 - 14:40
03/10/2008 - 18:35
Saiba quem faz parte da bancada evangélica na Câmara de Recife

