
Um muro desabou sobre os trilhos do metrô na altura da estação Engenho da Rainha , na Zona Norte do Rio , na manhã desta quarta-feira (9). O acidente ocorreu durante uma obra da Águas do Rio , que fazia reparos em uma tubulação na área externa do sistema metroviário. Às 11h30, a operação já havia sido normalizada (veja nota abaixo).
Por causa do desabamento, o Metrô Rio precisou fechar 11 estações da Linha 2. Por volta das 8h30, as composições circulavam apenas em direção ao Centro da cidade.
As estações afetadas foram Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva, Acari/Fazenda Botafogo, Coelho Neto, Colégio, Irajá, Vicente de Carvalho, Thomaz Coelho, Engenho da Rainha, Inhaúma e Del Castilho.
Em nota, o Metrô Rio informou que está em contato com a Águas do Rio para solucionar o problema e restabelecer a operação o mais rápido possível.
Para atender aos passageiros da linha 2 do Metrô, o Rio Ônibus informa que seis linhas que fazem ponto final em frente à estação Del Castilho do Metrô foram provisoriamente estendidas até Maria da Graça:
. 610 - Del Castilho x Tanque
. 611 - Del Castilho x Camorim
. 613 - Del Castilho x Vargem Grande
. 614 - Del Castilho x Alvorada
. 616 - Del Castilho x Fundão
. 913 - Del Castilho x Fundão
A obra também impactou o abastecimento de água em bairros da região. Ao Portal iG , a Águas do Rio confirmou que localidades como Engenho da Rainha, São Francisco Xavier, Mangueira, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Del Castilho, Jacaré, Jacarezinho e Rocha devem sofrer interrupções temporárias no fornecimento.
A previsão é de que o reparo seja concluído até o início da tarde, mas o retorno completo da água pode levar até 72 horas, principalmente em áreas mais altas e nas extremidades da rede.
Retomada das operações
A concessionária MetrôRio informou em nota ao Portal iG
que a operação na linha 2 foi retomada no trecho entre as estações Del Castilho e Pavuna. A circulação havia sido interrompida em função da queda de um muro junto à estação Engenho da Rainha, em decorrência de uma obra na rede de abastecimento de água.
Segundo a concessionária, as 11 estações fechadas durante a paralisação da linha 2 (Del Castilho, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Vicente de Carvalho, Irajá, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafoto, Engenheiro Rubens Paiva e Pavuna) já foram reabertas.