OAB: “Estudantes estão se preparando mais para Exame de Ordem”

Para presidente, essa é a explicação para aumento da aprovação. Entidade estuda mudanças na prova

Priscilla Borges, iG Brasília |

O aumento na aprovação de bacharéis de Direito no Exame de Ordem , divulgado com exclusividade pelo iG nesta sexta-feira, reflete mais preparo dos candidatos para a prova. Essa é a avaliação do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante. “Vemos esse aumento positivamente, porque demonstra que os estudantes estão se preparando mais para ao exame”, afirma.

VEJA O RANKING DE FACULDADES POR APROVAÇÃO NO 4º EXAME DE ORDEM UNIFICADO

Para o chefe da entidade responsável pela aplicação da prova obrigatória para quem quer exercer a advocacia no Brasil, os resultados não estão relacionados ao grau de dificuldade dos exames. Cavalcante destaca que o desempenho de participa do exame antes de concluir a graduação ou recém-formado é melhor do que o dos candidatos que se formaram há mais tempo. “A aprovação de estudantes do 9º e 10º semestres é maior do que a dos demais”, diz.

Cavalcante acredita que o Exame de Ordem está induzindo mudanças positivas nos cursos de graduação. “Esse aumento mostra que o exame está surtindo o efeito que a gente espera e aumentando o compromisso dos alunos e das universidades com o ensino”, defende. Agora, a Ordem estuda mudanças na prova. Uma comissão de técnicos está discutindo com professores em diferentes regiões do País.

A proposta é incorporar questões de filosofia do direito, sociologia do direito, ciência política e ética, por exemplo. “Temos recebido muitas críticas de coordenadores de cursos e professores do Brasil inteiro porque o exame não considera esse tipo de assunto e os alunos não querem mais estudar essas questões porque não cai no Exame de Ordem. Estamos em constante construção e vamos estudar a reinserção dessa temática na prova”, conta.

Segundo o presidente da OAB, o projeto é que as novas questões façam parte do 1º exame de 2012, que deve ser aplicado em abril.

    Leia tudo sobre: OABexame de Ordem

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG