MEC anuncia mudanças para Enem 2012 nesta quinta

Correção da redação deve mudar. Edital com todas as regras está previsto para ser publicado na sexta

iG São Paulo |

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta quarta-feira (23) que será apresentado na quinta-feira (24) os detalhes da edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo Mercadante, serão anunciadas “mudanças” na prova, mas ele não quis adiantar os detalhes.

Mercadante : Questões do Enem serão públicas quando chegarem a 50 mil
Redação : Inep estuda ter 5 corretores em redações do Enem discrepantes
Infográfico : Quanto vale sua redação do Enem?

As principais mudanças que devem ser feitas no Enem são quanto à correção da redação. Até o ano passado, as redações eram corrigidas por dois corretores e, quando havia diferença de mais de 300 pontos, o texto era encaminhado a um supervisor que dá a nota final do candidato. Em 2011 cresceram os processos judiciais de candidatos que questionaram suas notas finais. Neste ano a diferença entre as notas pode cair e o número de corretores deve aumentar .

O edital com a data de aplicação do exame, os prazos de inscrição e todas as regras do certamente será publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira (25). As provas estão agendadas para os dias 3 e 4 de novembro.

No ano passado o Enem teve mais de 6 milhões de inscritos para as provas nos dias 22 e 23 de outubro. Desde 2009 o exame passou a ser utilizado por universidades públicas como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais.

O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

* Com informações da Agência Brasil

    Leia tudo sobre: enem 2012editalenemredação do enem

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG