Plataforma de cursos online de Harvard e MIT terá mais 15 universidades

Por Porvir |

compartilhe

Tamanho do texto

edX anunciou adesão de novas instituições que deverão oferecer cursos já neste ano

O edX, plataforma lançada por Harvard e MIT para oferecer cursos de nível superior online e de graça, anunciou a adesão de mais 15 universidades de diversos países e chega agora a um total de 27 instituições participantes.

Entre os novos membros está a instituição sueca responsável por apontar o Nobel de Medicina, uma centenária japonesa e uma belga que vai ministrar cursos em inglês e em francês. “Ao continuar a expandir o xConsortium [no edX, todas as universidades ganham um ‘apelido’ acompanhado de X, assim como o consórcio que formaram] e oferecer cursos de instituições tão diversas quanto é nosso corpo de alunos, nós estamos caminhando para a nossa missão de reimaginar a educação”, disse Anant Agarwal, presidente do edX.

Tendência: Cursos online gratuitos mudam mercado do ensino superior nos EUA

Divulgação
Anant Agarwal, presidente do edX, anunciou no Brasil abertura de códigos da plataforma de cursos online

Os cursos das instituições recém incorporadas à plataforma começarão a ser ministrados já neste ano e todos terão o código aberto, conforme anunciou Agarwal em abril, quando esteve no Brasil. “Enquanto os Moocs são apenas voltados a oferecer cursos gratuitos, a visão do edX é muito mais ampla. O edX está construindo uma plataforma educacional aberta e uma rede que conta com algumas das universidades mais importantes do mundo para melhorar a educação no câmpus e fora dele”, afirmou a plataforma por ocasião do anúncio.

Conceito: Recursos Educacionais Abertos podem globalizar a educação

Das novas adesões, apenas o curso química da vida, ministrado pela Universidade de Kyoto, no Japão, teve seus detalhes divulgados. Confira, a seguir, a lista com as novas universidades. Algumas já anunciaram os cursos que vão oferecer. Outras dão indícios a partir de suas áreas de atuação mais fortes.

Ásia

Universidade de Pequim, China (PekingX)
Fundada em 1898, é uma das mais tradicionais universidades chinesas.

Universidade de Tsinghua, China (TsinghuaX)
Tem excelência nas áreas de ciência, engenharia, humanidades, ciências sociais, humanidades, arquitetura, administração, direito, medicina, artes e design.

Universidade Nacional de Seul, Coreia do Sul (SNUx)
Primeira universidade nacional sul coreana, a instituição tem tradção em várias áreas, entre elas administração, política, ciências naturais e tecnologia.

Universidade de Ciência & Tecnologia de Hong Kong, Hong Kong (HKUSTx)
Com tradição no ensino de ciência, instituição vai oferecer cursos com ênfase em empreendedorismo.

Universidade de Hong Kong, Hong Kong (HKUx)
Uma das universidades mais tradicionais da região. Entre os cursos a serem oferecidos, estão herança vernacular na Ásia; filosofia chinesa e ocidental; doenças infecciosas e saúde pública; e lei, economia e sociedade.

Universidade de Kyoto, Japão (KyotoUx)
Fundada em 1897, segunda mais antiga do Japão, universidade é reconhecida por ensino e pesquisa de alta qualidade.

Austrália

Universidade de Queensland na Austrália (UQx)
Entre os cursos que a instituição vai oferecer, estão ecossistemas costeiros tropicais e ciência do pensamento cotidiano.

Europa

Universidade Técnica de Munique, Alemanha (TUMx)
Universidade comprometida a contribuir para a solução de grandes problemas atuais, como saúde e alimentação, energia e recursos naturais, ambiente e clima, informação e comunicação, mobilidade e infraestrutura.

Universidade Católica de Louvain, Bélgica (LouvainX)
Instituição vai oferecer cursos em inglês e em francês. Entre as opções estão ciência política e direitos humanos internacionais.

Instituto Karolinska, Suécia (KIx)
Uma das instituições médicas mais tradicionais do mundo. É a responsável por apontar os laureados com o Nobel de Psicologia e Medicina desde 1901.

EUA

Berklee Faculdade de Música (BerkleeX)
Uma das instituições de música mais prestigiadas do mundo. Seus ex-alunos, somados, já receberam 229 Grammys.

Davidson College, (DavidsonX)
Sua tradição de ensino transdisciplinar fez com que fosse reconhecida como uma das instituições mais ativas na pesquisa de artes liberais.

Universidade de Boston, (BUx)
Sua marca no ensino superior inclui feitos nas áreas de ciências e engenharia, ciências sociais e humanidades, ciências da saúde e artes.

Universidade de Cornell, (CornellX)
Integrante da Ivy League, associação das mais tradicionais instituições de ensino superior dos EUA, a Universidade de Cornell vai oferecer cursos pelo edX que vão de engenharia até ciências humanas.

Universidade de Washington, (UWashingtonX)
Uma das melhores universidades públicas dos EUA. É líder em ensino on-line.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas