Diretor da gravadora diz que fenômeno semelhante no mercado brasileiro só é visto com os Beatles. Estão previstos relançamento da obra e dois filmes

Dado Villa-Lobos, Renato Russo e Marcelo Bonfá
Divulgação
Dado Villa-Lobos, Renato Russo e Marcelo Bonfá
Contrariando a máxima de que até Coca-Cola precisa de comercial para continuar vendendo, Legião Urbana aposta seu marketing na força de canções que continuam a conquistar os jovens, identificados com os versos de autoria de Renato Russo.

Uma pesquisa recentemente divulgada pela Ovi by Nokia, marca de serviços para internet, aponta que o grupo nacional campeão de downloads no País é ele, o Legião Urbana. O grupo, também integrado por Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, se desfez em 1996, com a morte do vocalista e seu principal compositor, Renato Russo, vitimado pela Aids. Ou seja, o Legião não chegou a pegar a fase da popularização da internet enquanto esteve no auge do sucesso. Mas se perpetuou com a geração seguinte.

Catorze anos após a morte do poeta e mentor do Legião, as canções permanecem embalando a juventude, como hinos de protesto ou de romances. Os discos do grupo, que fez seu primeiro show em 1982, ainda estão entre os mais vendidos em sua gravadora, a Emi Music, e suas músicas continuam configurando em listas das mais executadas nas rádios brasileiras.

De acordo com dados fornecidos pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), durante o ano de 2009, entre os autores que mais arrecadaram com execução pública de suas obras, Renato Russo ocupa a 43ª. posição, à frente de nomes como Seu Jorge e o também já falecido Dorival Caymmi.

Segundo Luiz Garcia, gerente de marketing da gravadora responsável pela comercialização do grupo, o Legião vende cerca de 20 mil cópias por mês, entre todos os produtos do catálogo da marca. O que é um feito e tanto, em um mercado fonográfico cada vez mais diminuto devido à pirataria e ao comércio de músicas online. Para tanto, nem é preciso uma ação de marketing forte. “É mais fácil vender o Legião do que qualquer outro. De vez em quando fazemos campanha de preço, dispondo de três CD’s a preço de dois. Mas nem precisa tanto. Entre artistas que já não produzem inéditas, só os comparo aos Beatles, que também vendem sem precisar de esforço”, afirma.

Legião Urbana ainda hoje atrai o interesse de milhões de brasileiros, catorze anos após o fim da banda
Patrick Gosner / Divulgação
Legião Urbana ainda hoje atrai o interesse de milhões de brasileiros, catorze anos após o fim da banda

Relançamentos e novidades

De carona neste interesse permanente do público, incluindo aí os jovens - que não chegaram a conhecer Renato em vida -, a gravadora pretende lançar na segunda quinzena de outubro dois grandes projetos. O primeiro deles é o relançamento dos oito discos de estúdio da banda, que também serão comercializados em uma caixa branca, em formato de luxo – como foi feito com a discografia dos Beatles.

O segundo “presente” que os fãs do Legião aguardam para o mesmo mês é a chegada ao mercado dos vinis. “Os dois últimos trabalhos deles já haviam sido lançados apenas em formato compact disk. Vamos relançar tudo em LP, que é um produto muito bonito. Tem gente que nem tem toca-discos em casa, mas compra LP pelo valor simbólico, como decoração mesmo”, diz o gerente de marketing da gravadora. Estão de fora do projeto as coletâneas, discos ao vivo e o mais vendido até hoje, o Acústico MTV (com 1,5 milhão de cópias), de 1999.

Os vinis ainda não têm preço estimado, mas devem custar bem mais do que R$ 50, pelo alto custo de produzi-los atualmente. Manterão a foto original da capa, mas vão trazer textos inéditos, fotos e uma gramatura de 180 graus, bem maior do que os modelos antigos, o que imprimirá maior qualidade sonora.

"Faroeste Caboclo"

Giuliano, único filho do Renato Russo
Felipe Bryan Sampaio
Giuliano, único filho do Renato Russo
Dois filmes estão sendo produzidos. Um deles, “Somos tão jovens”, contará a formação da banda, no começo dos anos oitenta, em Brasília, até o primeiro show já como o Legião Urbana. Sob direção de Antonio Carlos Fontoura, o elenco ainda está sendo escolhido. Para o papel de Renato, dois atores foram cogitados: Thiago Mendonça, que fez o sertanejo Luciano em “2 Filhos de Francisco”, e Caio Blat.

O outro longa é do brasiliense René Sampaio, e pretende narrar as aventuras de João de Santo Cristo, segundo a letra “Faroeste Caboclo”, uma das mais marcantes do rock nacional, com quase dez minutos de duração e nenhum verso repetido. Esta produção já se arrasta há quase cinco anos, devido a dificuldades de acordos entre o filho de Renato Russo, Giuliano Manfredini, com os integrantes da banda. Ambos os filmes ainda não têm data prevista para estreia.

Quem está cuidando da produção da trilha sonora é Giuliano. Agora que completou 21 anos, ele tomou à frente dos negócios envolvendo o nome de seu pai. “Temos que tomar mais cuidado com a parte ideológica do Legião, pensar em fazer coisas legais para os fãs. Renato já falava que os fãs é que são o verdadeiro Legião Urbana. Qualquer lançamento neste sentido não deve ser pensado primeiramente no lucro”, afirma.

Uma “legião” de meio milhão

E a banda também chegou à era digital. O site oficial, mantido pela gravadora, possibilita que todas as músicas sejam ouvidas através de "streamings". O internauta tem à disposição histórias, clipes e fotos. No site de relacionamentos Orkut, a comunidade “Legião Urbana” tem quase 540 mil seguidores, além de diversas outras sempre com mais de 20 mil integrantes cada. Se depender do fôlego que a banda mantém, a “geração Coca-Cola” ainda tem muito a dizer.

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