Filme causa polêmica na Inglaterra com cena de estupro de bebê

"A Serbian Film" passou por 49 cortes para ser liberado com censura de 18 anos

iG São Paulo | 13/12/2010 20:42

Compartilhar:

Foto: Divulgação

Filme é o mais censurado na Inglaterra nos últimos 16 anos

O filme mais indecente de todos os tempos? É como tem sido tratado por muitos "A Serbian Film", do diretor sérvio Srdjan Spasojevic. A obra teve que passar por 49 cortes, que reduziram 4 minutos e 11 segundos de sua duração, para poder entrar na censura de 18 anos e ser lançada oficialmente na Inglaterra. É o filme mais censurado no país nos últimos 16 anos.

"A Serbian Film" conta a história de Milos, um ator pornô à beira da aposentadoria que aceita um último trabalho por um cachê altíssimo para garantir o futuro de sua família. Após se recusar a fazer algumas cenas impactantes, Milos é seduzido e sedado por uma mulher e acorda três dias depois. Ao voltar para o estúdio, as fitas mostram as cenas que ele fez nos últimos dias sem se lembrar. Há inclusive o registro do estupro de um bebê recém-nascido.

As polêmicas envolvendo "A Serbian Film" não são recentes. O filme teve sua exibição proibida no Fright Fest de Londres, no final de agosto. À época, a produção do filme se negou a fazer os cortes solicitados pela censura, argumentando que a obra deveria ser exibida por completo para sua correta compreensão. O filme também foi banido do festival de terror de San Sebástian, na Espanha.

Toda violência, no entanto, tem uma explicação, afirma o diretor Spasojevic. O objetivo do filme, segundo ele, é mostrar toda a violência que o povo da Sérvia sofreu do governo nas últimas décadas. "O filme é sobre o poder dos líderes que nos hipnotizam para fazermos coisas que não queremos. Você precisa sentir a dor para entendê-la", garantiu ao jornal inglês The Guardian. A cena do bebê, inclusive, não é por acaso. "Ela representa todos que tiveram sua inocência roubada por governantes de propósitos escusos", disse o diretor ao periódico. Spasojevic declarou que passou dez anos pensando em como traduzir o período conturbado. "Pornografia foi a única maneira de representar o caos que dominou minha vida."

O filme foi exibido pela primeira vez no dia 15 de março deste ano, no festival South By Southwest, em Austin. Antes da sessão, o público foi avisado sobre as fortes cenas que iria presenciar. A premiere na Inglaterra ocorreu no festival Raindance, no final de setembro, que fez uma sessão privada para garantir sua exibição. "A Serbian Film" deve ser lançado nos Estados Unidos em fevereiro de 2011.

    Notícias Relacionadas



    Previsão do Tempo

    CLIMATEMPO

    Previsão Completa

    • Hoje
    • Amanhã

    Trânsito Agora

    INDICADORES ECONÔMICOS

    Câmbio

    moeda compra venda var. %

    Bolsa de Valores

    indice data ultimo var. %
    • Fonte: Thomson Reuters
    Ver de novo