Projeto fotográfico propõe reflexão sobre agressão doméstica a mulheres

Por Susan Souza , iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Ensaio com 15 retratos foi feito com atrizes; artista pretende espalhar imagens pela cidade de São Paulo

O cenário é tranquilo e familiar, as roupas estão bem cuidadas, mas os rostos das mulheres do projeto "Estre Nós" estão machucados. No trabalho da fotógrafa Valérie Mesquita pode-se observar os arranhões, os hematomas e os cortes realistas na face de atrizes convidadas.

Os retratos foram lançados em um site nesta segunda-feira (25), no Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher. O projeto ainda tem uma imagem inscrita em duas bienais internacionais, que acontecerão em 2014 nas cidades de Roma e Assis, na Itália.

Fotos de protesto

Valerie Mesquita
Retratos do projeto "Entre Nós"

"Eu gostaria que (o projeto) causasse uma reflexão. Não tem a intenção de ser uma campanha, que aponta o dedo para a cara de alguém", explica a fotógrafa ao iG. Com uma maquiagem realista e com a atriz encarando a câmera, Valérie também se registrou nas fotos de protesto. "Se você acredita em um projeto, nada mais justo do que se incluir nele."

Siga o iG Cultura no Twitter

Aos 23 anos, a fotógrafa, que também é cineasta e atriz, preferiu trabalhar com atrizes em vez de protagonistas de histórias verídicas. "Os personagens são mais potentes do que as pessoas reais, porque abrem uma brecha para você se identificar com eles."

Valerie Mesquita
Retratos do projeto "Entre Nós"

As fotos estão no site do projeto e a autora espera conseguir autorização das subprefeituras de São Paulo para espalhá-las pela cidade. "No site, há o canal 'Fale Aqui' para que as pessoas mandem histórias anonimamente. Isso pode gerar mais um espaço de discussão."

Inspirados em relatos reais de violência, os 15 retratos foram tirados em ambientes domésticos. "Comecei a ouvir muitas histórias de violência contra a mulher e isso também aconteceu com uma pessoa próxima", conta a fotógrafa. "Os cenários são bonitos, as roupas são delicadas e a ideia era contrastar com a grosseria do machucado no rosto."

Veja mais imagens do "Entre Nós" aqui.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas