Presidente da Chevron pode ser impedido de sair do País

Justiça Federal no Rio analisará pedido que será apresentado no início da próxima semana pela Procuradoria da República em Campos

AE |

selo

Os executivos e funcionários estrangeiros da empresa norte-americana Chevron responsabilizados pelos vazamentos de petróleo na Bacia de Campos podem ser impedidos de sair do Brasil. A Justiça Federal no Rio de Janeiro vai analisar o pedido que será apresentado no início da próxima semana pela Procuradoria da República em Campos.

Leia também: Detectada mancha de óleo de 1km do vazamento da Chevron

Saiba mais: Chevron é notificada pelo Ibama sobre novo vazamento

Pelo menos 17 pessoas e as empresas Chevron e Transocean, que operava a plataforma de onde originaram os vazamentos, serão denunciadas por delitos previstos na Lei de Crimes Ambientais.

Entre os profissionais de origem estrangeira que podem ser proibidos de deixar o território nacional está o presidente da petroleira, George Buck. A medida também deve atingir outros executivos de nacionalidade norte-americana, francesa e australiana.

A preocupação do Ministério Público Federal é que, com a solicitação da interrupção das atividades de exploração da Chevron no Brasil, essas pessoas aproveitem para voltar aos seus países de origem para não responder às acusações no processo criminal.

Entenda o caso:
ANP diz que há novo vazamento da Chevron na Bacia de Campos
Para Ibama, trata-se de uma ocorrência natural
Minc afirma que faltou transparência por parte da Chevron
ANP quer mais dados para suspensão de produção da Chevron
Perfuração pode ter causado hecatombe, diz delegado da PF

A denúncia que a Procuradoria da República apresentará à Justiça foi elaborada a partir do inquérito da Polícia Federal sobre o vazamento de 2,4 mil barris de petróleo em novembro de 2011 . O novo incidente, detectado no início do mês e anunciado pela Chevron na quinta-feira, pode resultar no indiciamento e responsabilização de outros funcionários da petroleira.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG