Asteroide em formato de charuto, cujo nome é Oumuamua foi identificado por cientistas em outubro do ano passado
Reprodução/Discover Magazine Blogs
Asteroide em formato de charuto, cujo nome é Oumuamua foi identificado por cientistas em outubro do ano passado

Depois de se chocar com um corpo cósmico há bilhões de anos, o asteroide Oumuamua está girando caoticamente no espaço, a 156 quilômetros por hora (Km/h) em direção ao planeta Terra.

Leia também: Cigarro alienígena? Cientistas buscam vida extraterrestre em asteroide peculiar

O a steroide em formato de charuto, cujo nome significa “mensageiro distante que chega primeiro” em havaiano, foi identificado por cientistas em outubro do ano passado e, desde então, vem sendo estudado por ter sido confundido com uma nave espacial pertencente a alienígenas.

Nave alienígena e características

De acordo com um estudo elaborado pela Queen's University Belfast , o corpo rochoso teve um “passado violento” e continuará a cair do espaço por pelo menos um bilhão de anos.

Astrônomos da Universidade de Barkely, na Califórnia, estavam convencidos que a rocha do tamanho do arranha-céus londrino de Gherkin, com cerca de 180 metros, pertencia a grupos extraterrestres pela grande distância que percorreu sem ser destruído.  

A análise do brilho gerado pelo objeto interestelar juntamente do estudo de sua velocidade e trajeto percorrido evidenciou que pode ter sido originado em um sistema planetário que orbita ao redor de uma estrela, que não é o Sol.

Leia também: Trump quer privatizar a Estação Espacial Internacional e plano gera polêmica

No estudo atual, foi descoberto que o objeto sobreviveu a uma longa jornada por conta de uma crosta protetora que impediu seu núcleo, provavelmente feito de gelo, de vaporizar. Além disso, a equipe tentou criar um perfil mais preciso para desvendar exatamente de onde veio e para onde está indo. 

O líder da pesquisa, Dr. Wes Fraser, afirmou que as variações de cores do Oumuamua intrigaram os estudiosos, revelando sua superfície irregular que se divide em vermelho e uma cor neutra, como se fosse um punhado de neve suja.

"A maior parte da superfície é neutra, mas uma de suas ‘pontas’ é de um vermelho intenso. Isso mostra diferentes composições, o que é incomum para um corpo considerado pequeno. Nossos resultados realmente ajudam a traduzir uma imagem mais ‘fiel’ desse corpo tão estranho para o nosso sistema solar”, disse ao Daily Mail .

Leia também: 'Diabo da neve', tornado raro é flagrado por polonês; assista ao vídeo

Segundo informações fornecidas pela BBC , a equipe segue estudando o asteroide e sua trajetória. Para os cientistas, é possível que mais de 10 mil objetos interestelares como esse estajam dentro da orbita de Netuno .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!