Meteorito de 300 quilos é descoberto na Polônia

Cientistas afirmam que análise do meteorito vai ajudar a entender composição do córtex da Terra

AFP | - Atualizada às

AFP

Meteorito é apresentado em Poznan, na Polônia

Geólogos poloneses confirmaram a notícia do maior meteorito já encontrado no leste europeu, e esperam que a descoberta ajude a entender a composição da camada interior do córtex terrestre.

"Sabemos que o córtex terrestre é composto por ferro, mas não podemos estudá-lo. Aqui temos um 'convidado' do espaço exterior que é similar em sua estrutura e podemos examiná-lo facilmente", declarou o professor Andrzej Miszynski à imprensa em Poznan, no oeste da Polônia, onde a descoberta foi anunciada nesta quarta-feira.

O exame do meteorito "pode ampliar nossos conhecimentos sobre a origem do Universo", declarou o professor Mizynski, citado pela agência polonesa PAP.

Dois caçadores de meteoritos encontraram o objeto de 300 quilos, em forma de cone, no final de setembro, a dois metros de profundidade na reserva de meteoritos de Morasko, ao norte da cidade de Poznan.

Fragmentos de meteorito são encontrados no deserto do Saara
Fragmentos de meteorito de Marte são encontrados
Autoridades procuram meteorito que caiu no México
Nasa descobre, no espaço, substâncias que compõem DNA
Cientistas afirmam que quase-cristais vieram do espaço

Eles usaram um detector eletromagnético e "trata-se da descoberta mais importante deste tipo nesta parte da Europa", explicou Miszynski.

Os cientistas que examinam o meteorito na Universidade de Poznan pensam que ele caiu sobre a Terra há 5 mil anos e é composto principalmente de ferro, com rastros de níquel.

Até agora, cerca de 1.500 quilos de meteoritos (menores) foram descobertos na reserva de Morasko.

Leia tudo sobre: meteoritopolônia