Com policiais em greve, militares reforçam patrulhamento em Fortaleza

710 homens do Exército, 169 da Força Nacional e 1.620 integrantes de órgãos federais de segurança pública fazem patrulhamento

Agência Brasil |

Aproximadamente 2,5 mil militares do Exército Brasileiro e da Força Nacional de Segurança estão patrulhando as ruas de Fortaleza e região metropolitana, em substituição à parte dos policiais militares e bombeiros cearenses que paralisaram as atividades na quinta-feira (29).

Leia também: Ceará decreta estado de emergência por greve de policiais

Segundo o Comando da 10ª Região Militar, órgão do Exército responsável por coordenar a chamada Operação Ceará, 710 homens do Exército, 169 da Força Nacional e 1.620 integrantes de órgãos federais de segurança pública farão o patrulhamento ostensivo pelo tempo que for necessário.

De acordo com o comando, somados aos policiais militares e bombeiros que não aderiram à paralisação, a operação conta com cerca de 5 mil homens. Embora, inicialmente, as operações se concentrem na região metropolitana da capital, não está descartado, se necessário, o envio de parte do contingente a outras cidades.

Além do patrulhamento, os militares também podem fazer operações como busca e apreensão, controle de distúrbios, interdição de áreas, desocupação de instalações públicas, desobstrução de vias de circulação e defesa de pontos e áreas sensíveis.

A operação foi deflagrada no sábado (31), logo após o governador Cid Gomes ter decretado situação de emergência em todo o estado e a presidenta Dilma Rousseff ter autorizado o envio das tropas para garantir a segurança da população e de turistas que passaram as festas de final de ano na região.

Além de reivindicar reajuste salarial de 80% até o fim de 2015, concessão de promoções e escala de 40 horas semanais, os policiais e bombeiros querem garantias de que os militares que aderiram ao movimento não sofrão represálias.

    Leia tudo sobre: fortalezacearáexércitoforça nacional

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG