Políticos se pronunciaram nesta quarta-feira (31) acerca da agressão ocorrida na noite de ontem, sofrida pela jornalista Delis Ortiz , da TV Globo. Representantes da oposição e da base do governo publicaram nas redes sociais apoio à repórter, que recebeu um soco no peito durante uma confusão na entrevista com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O acontecimento foi no Palácio do Itamaraty .
A confusão ocorreu após uma falha na organização da saída dos chefes de Estado da América do Sul, o que acarretou na derrubada das separações da área dos jornalistas .
Tanto o Ministério de Relações Exteriores quanto governistas declaram apoio à Ortiz . Em nota, a pasta disse "lamentar o incidente no qual houve agressão a profissionais de imprensa, ao final da Reunião de Presidentes da América do Sul. Providências serão tomadas para apurar responsabilidades.”
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não se pronunciou diretamente sobre o caso. Já a Secretaria de Imprensa da Presidência da República disse repudiar a agressão e ressaltou que "todas as medidas possíveis serão tomadas para que esse episódio jamais se repita."
Ortiz relatou o ocorrido e classificou o episídio como "assustador". A repórter afirmou que jamais esperava passar por um caso como esse e criticou os seguranças que que agrediram
os jornalistas.