Agentes do Ibama que trabalhavam em uma base federal instalada na TIY (Terra Indígena Yanomami) em Roraima sofreram um atentado de criminosos na madrugada desta quinta-feira (23). A base está localizada na aldeia de Palimiú.
De acordo com comunicado emitido pelo Ibama, a base instalada no último dia 7 foi alvo de tiros após oficiais abordarem uma embarcação. Houve revide por parte dos fiscais do governo, um garimpeiro ficou ferido e posteriormente foi detido pela Polícia Federal.
"Foi um ataque criminoso programado. Todos aqueles que tentarem furar o bloqueio serão presos. Acabar com o garimpo ilegal é uma determinação do presidente Lula", afirmou o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.
Informações do Instituto dão conta de que os criminosos estavam em 12 voadeiras, barcos movidos a motor com estrutura e casco de alumínio, e estavam carregando cassiterita, minério que foi roubado da TIY.
"O objetivo principal da base é impedir a entrada de barcos com suprimentos e equipamentos para garimpos no território Yanomami. Desde a instalação de uma barreira física com cabos de aço, no último dia 20, nenhum barco carregado seguiu em direção aos garimpos", pontuou o Ibama.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.