Urna eletrônica
Nelson Jr./Ascom/TSE
Urna eletrônica


Brasileiros que não compareceram às urnas no segundo turno das eleições, no dia 30 de outubro do ano passado, têm até segunda-feira (9) para justificar o fato de não ter votado e regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral.

A justificativa pode ser feita por meio do aplicativo e-Titulo; pelo Sistema Justifica, nos portais da Justiça Eleitoral; ou preenchendo o formulário de justificativa eleitoral. 


O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos de idade e cada turno é contabilizado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral. Para que a pessoa esteja com a situação regularizada é preciso ter votado em todas as eleições ou justificado as ausências.

Brasileiros com situação irregulares ficam impedidos de emitir o certificado de quitação eleitoral e o que também pode ocorrer com a emissão de documentos de identidade ou passaporte.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!