Nuvem de gafanhotos
Reprodução
Nuvem de gafanhotos


A nuvem de gafanhotos  que mobiliza as redes sociais desde o começo da semana se aproxima do Brasil podendo atingir os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Cantarina levando o Ministério da Agricultura a declarar estado de emergência  fitossanitária. 


A portaria Nº 201, DE 24 DE JUNHO DE 2020 que declara emergência foi publicada na madrugada desta quinta-feira (25) no Diário Oficial da União (DOU), assinada pela ministra Tereza Cristina Correa da Costa Dias.

Você viu?

"Declara estado de emergência fitossanitária relativo ao risco de surto da praga Schistocerca cancellata nas áreas produtoras dos Estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para implementação do plano de supressão da praga e adoção de medidas emergenciais", diz o texto.

Neste momento a nuvem de gafanhotos ainda está na Argentina, mas avança em direção ao Brasil e está a 130 km em linha reta de atingir o município de  Barra do Quaraí, no oeste do Rio Grande do Sul, de acordo com o último levantamento do governo argentino. O dia da chegada da praga ao Brasil vai depender das condições climáticas dos estados do sul nos próximos dias.

O governo federal estuda a utilização de 400 aviões agrícolas para controle dos insetos para conter a praga . O sindicato que representa as empresas de aviação agrícola (Sindag) colocou à disposição do Ministério da Agricultura os 426 aviões pulverizadores que o Rio Grande do Sul possui. O Brasilpossui a segunda maior frota de aviões agrícolas do mundo, com 2280 equipamentos.  

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!