A Polícia Federal anunciou nesta segunda-feira (13) a efetivação da maior apreensão de maconha no País em 2017. Foram cerca de 6,9 toneladas da droga apreendida em ação deflagrada na madrugada desse domingo (5) no interior de Goiás (a corporação não precisou em qual município a apreensão foi realizada). O entorpecente estava escondido sob placas de grama que eram transportadas por um caminhão.
Leia também: Solto em maio, José Dirceu é filmado dançando samba em festa em Brasília
Cinco homens que faziam a escolta do carregamento em dois veículos foram presos em flagrante. A pesagem da maconha só foi concluída na tarde desta segunda-feira pela Superintendência da PF no Distrito Federal.
De acordo com a corporação, a apreensão foi efetivada nesse fim de semana após cerca de dois meses de investigações iniciadas a partir das informações passadas por um colaborador da PF. A partir disso, as equipes da Polícia passaram a monitorar os deslocamentos da quadrilha no trajeto entre a cidade de Coronel Sapucai, no Mato Grosso do Sul, e o município de Capitán Bado, no Paraguai, de onde a droga era enviada ao Brasil.
As investigações apontaram que a droga seria entregue no Distrito Federal a uma pessoa que ficaria encarregada pela distribuição do entorpecente para cidades da região.
Em nota, a PF informou que a ação policial se desenrolou por diversas cidades do Mato Grosso do Sul e Goiás, tendo envolvido o emprego de várias equipes. Os policiais federais acompanharam todos os passos dos criminosos para entender o modo de atuação do grupo e definir o melhor momento para a realização das prisões.
Todos os presos estão recolhidos na própria Superintendência da Polícia Federal em Brasília.
Leia também: "Sou preta, pobre e da periferia", diz ministra após polêmica sobre salário
Maior apreensão de maconha em 2017 era de 3,6 toneladas
Até o momento, a maior apreensão de maconha no Brasil neste ano havia sido efetivada no fim de setembro pela Polícia Civil do Maranhão. Na ocasião, um total de 3,6 toneladas da droga foi encontrado escondido em um caminhão no município maranhense de m São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís.
Leia também: Drone fecha Congonhas por 2 horas, desvia voos e causa transtornos a passageiros