Passageiros encheram saguão do aeroporto de Congonhas durante paralisação devido a drone, em São Paulo
Reprodução/TV Globo
Passageiros encheram saguão do aeroporto de Congonhas durante paralisação devido a drone, em São Paulo

O aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, precisou interromper as atividades por duas horas na noite desse domingo (12) devido a um drone –pequena aeronave controlada por controle remoto– que sobrevoou a pista do terminal. De acordo com a Infraero, estatal responsável pela administração do aeroporto, ao menos 34 voos que pousariam em Congonhas precisaram ser desviados para outros terminais como o de Cumbica (Guarulhos) e Viracopos (Campinas). Algumas conexões que seriam feitas no local chegaram até mesmo a serem redirecionadas para eroportos de outros estados.

Leia também: Polícia Federal desencadeia operação para identificar possíveis fraudes no Enem

A presença de um drone nas proximidades do aeroporto de Congonhas foi notada por pilotos por volta das 20h15 da noite de ontem. A situação obrigou os controladores a suspenderem todos os pousos previstos para o local entre as 20h16 e as 22h25. As decolagens não chegaram a ser prejudicadas.

Por conta da alteração na rotina do aeroporto, o horário de funcionamento do terminal, que normalmente encerra às 23h, foi estendido para até as 2h50 da madrugada. Nesse período, foram recebidos 24 voos atrasados.

A Polícia Militar informou que realizou buscas na região para localizar o operador do drone, inclusive lançando mão do helicóptero Águia, mas não conseguiu encontrá-lo. A operação de drones foi regulamentada em maio deste ano pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O órgão determinou que aqueles que operam esses equipamentos de forma irregular podem responder nas esferas administrativa, cível e penal.

Leia também: Justiça de Minas dá prazo para governador revelar rotas de voos

Reflexos nesta manhã

No início da manhã desta segunda-feira (13), os passageiros que tinham São Paulo como destino ainda enfrentavam transtornos devido à alteração da rotina de Congonhas na noite de ontem. Ao menos quatro voos que pousariam no local entre as 7h20 e 10h20 foram cancelados, enquanto outros três voos atrasaram em até três horas. Algumas decolagens também tiveram alterações e o saguão do aeroporto de Congonhas permaneceu cheio durante toda a manhã desta segunda-feira.

Leia também: Acidente com o ônibus da RC Turismo deixa seis mortos e 13 feridos em BH


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!