A Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo realizou uma megaoperação para combater a produção e a soltura de balões na região da grande SP. A "Operação Balão" foi realizada em Mauá e na Vila Marina, Freguesia do Ó.

Leia Mais: Polícia Militar Ambiental fecha fábricas clandestinas de balões em São Paulo 

Polícia Militar Ambiental realiza
Divulgação/Polícia Militar
Polícia Militar Ambiental realiza "Operação Balão" e fecha duas fábricas em São Paulo

Nas ocorrências os policiais conseguiram fechar duas fábricas, fizeram apreensão de vasto material para produção de balões e ainda realizaram a prisão de dois homens, um em cada local. De acordo com a Polícia Militar Ambiental , 25 policiais em 12 viaturas participaram da ação.

Em Mauá foram apreendidos: 01 bancada de 5.8 m, 1000 folhas de seda, 02 réplicas de balões de 40 e 70 cm, 4 litros de cola, 12 varetas de antena, 01 kg de algodão, 02 carretéis de linha, fitas de vídeo e fotos de balões. Já na diligência da Vila Marina, os policiais encontraram: 1 bancada de 4 metros, 3 rolos de sisal ( corda fina), 1000 folhas papel de seda, 5 litros de cola, 2 rolos de fita, marcação de medidas para confecção de balão.

Leia mais: Polícia Militar Ambiental de SP celebra 100% de digitalização de seus processos 

Os presos foram conduzidos para 28º DP de São Paulo e para o 10º DP de Mauá. Eles terão que pagar uma multa de R$ 15 mil .

Entenda melhor os perigos dos balões ilegais

A fabricação e comercialização clandestina de balões representa multiplos riscos para a sociedade, a começar pela aviação. Balões ilegais são um verdadeiro pesadelo para os pilotos, podendo causar desde colisões até a necessidade de efetuar manobras evasivas abruptas, causando interrupção e atrasos de pousos e decolagens.

Balões ilegais também são grandes agressores da população que esta no solo, causando todo tipo de problemas, a começar pela interrupção no fornecimento de energia elétrica. É mais comum do que se imagina, esses artefatos incendários cairem sobre cabos condutores das linhas de transmissão e de distribuição de eletricidade, e até mesmo dentro de subestações, causando curto-circuitos e incendios, e tendo como conseqüência a interrupção de energia em uma grande área da cidade.

Do ponto de vista ambiental, os balões são um dos seus piores inimigos, com grande potencial ofensivo. Ao cair em matas e florestas o incendio é praticamente garantido, causando destruição não apenas a flora, mas também colocando em risco o habitat e vida de animais.

O material apreendido foi encontrado após uma denúncia anônima recebida pela Polícia Militar Ambiental
Divulgação/Polícia Militar
O material apreendido foi encontrado após uma denúncia anônima recebida pela Polícia Militar Ambiental

Além disso, os balões não tripulados também causam danos ao patrimonio publico e privado ao cair sobre edificações e causar incendios. Para piorar essa situação, verdadeiros bandos de criminosos invadem residencias, pulam muros e sobem em telhados para conseguir "troféus" e recuperar partes dos balões. Segundo a Polícia, esses bandos são verdadeiras quadrilhas organizadas que, não raramente, portam armas de fogo colocando em risco a vida do cidadão de bem.

Leia Mais: Polícia Militar Ambiental atua para afastar balões de aeroportos em São Paulo

Para a Polícia Militar Ambiental, a principal missão é apreender os balões ainda na fase de confecção, o melhor momento para reprimir o crime, evitando a situação que ocorreu na semana passada quando um balão passou perto de um avião comercial que se preparava para pousar no aeroporto de Cumbica em São Paulo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!