O Palácio do Planalto desmentiu nesta segunda-feira (11) o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. O líder ucraniano afirmou que não participou da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em janeiro, porque falta de convite, o que o governo brasileiro negou.
No domingo (10), Zelensky esteve presente na cerimônia de posse de Javier Milei, novo presidente da Argentina. Em entrevista ao Fantástico, o ucraniano relatou que não esteve no Brasil em janeiro porque não foi convidado.
"Não fui à posse de Lula porque não fui convidado. Aqui, Milei me ligou e convidou. Se me chamarem para ir ao Brasil, eu vou. Já convidei Lula para ir à Ucrânia", posicionou-se Zelensky.
Porém, na noite de hoje, o Palácio do Planalto disse que convidou Volodymyr para participar da posse, mas que ele alegou que não poderia vir ao Brasil pro causa da guerra contra a Rússia.
"Houve convite para o presidente da Ucrânia vir a posse. A Ucrânia enviou a vice-primeira-ministra, Yulia Svyrydenko, que se reuniu com Lula no dia 31 de dezembro de 2022. Ela trouxe os cumprimentos de Zelensky e disse que ele não pôde vir devido à guerra com a Rússia. O encontro foi público", explicou o governo Lula.