Balão de espionagem chinês
Reprodução: Redes Sociais
Balão de espionagem chinês

Autoridades norte-americanas do Pentágono disseram que um balão espião chinês está sobrevoando os Estados Unidos há alguns dias. O episódio ocorre antes da viagem marcada do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken para Pequim, capital da China .

A notícia foi anunciada quando o diretor da CIA , William Burns, palestrava em um evento na Universidade de Georgetown, em Washington. Ele declarou que a China era "o maior desafio geopolítico" confrontado pelos EUA.

"O governo dos Estados Unidos detectou e está rastreando um balão de vigilância de alta altitude que está sobre os Estados Unidos continental neste momento", disse o porta-voz do Pentágono, Patrick Ryder, a jornalistas.

“O balão está atualmente voando a uma altitude bem acima do tráfego aéreo comercial e não representa uma ameaça militar ou física para as pessoas no solo", acrescentou Ryder.

Na China, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, afirmou que Pequim estava "verificando" a situação.

"Gostaria de enfatizar que até que os fatos sejam esclarecidos, a especulação e o exagero não serão úteis para a resolução adequada da questão", disse Ning e finalizou afirmando que "a China não tem intenção de violar o território terrestre e o espaço aéreo de nenhum país soberano".

Segundo as autoridades dos EUA, jatos de combate foram preparados, mas o militares aconselharam Joe Biden a não atacar o balão para os destroços não fragilizem a segurança.

Ainda, o Ministério da Defesa do Canadá disse que um "balão de vigilância de alta altitude" foi detectado e que estava monitorando um "segundo potencial incidente", referindo-se aos Estados Unidos.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!