Lula bate Bolsonaro e é segunda opção dos eleitores de Ciro, Tebet e Janones
Reprodução/Youtube
Lula bate Bolsonaro e é segunda opção dos eleitores de Ciro, Tebet e Janones

Última pesquisa Datafolha divulgada  mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bate o presidente Jair Bolsonaro (PL) e tem preferência como segunda opção de voto entre os eleitores de Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante).

Segundo o  levantamento divulgado nessa quinta (28), Lula tem 47% das intenções de voto contra 29% do atual presidente . O número registrado do petista, conforme o instituto, é o mesmo que ele marcou nas pesquisas em 2006, quando foi reeleito presidente no mesmo período .

Embora Lula apareça liderando a corrida presidencial nas últimas pesquisas realizadas, o petista ainda busca novos aliados, como Janones e Luciano Bivar (União Brasil), para as eleições deste ano.

De acordo com os dados, 37% dos eleitores de Janones afirmam que, caso não votem no candidato do Avante, têm Lula como segunda opção. Entre os entrevistados, 23% votariam em Bolsonaro e 4%, em Ciro. Janones tem 1% das intenções de votos.

Entre os eleitores de Ciro, que aparece em terceiro lugar nas pesquisas, com 8% das intenções, 36% consideram Lula como segunda opção. Outros 17% migrariam para Bolsonaro, 7% para Vera Lúcia (PSTU) e 4% para Tebet.

Já entre os eleitores de Tebet, que marca 2% das intenções de votos, caso não votassem na senadora, 33% mudariam para Lula, 27% para Ciro e 4% para Vera Lúcia. Segundo o instituto, ninguém (0%) migraria para Bolsonaro.

O levantamento mostra também que Ciro é a principal segunda opção de voto para a maioria dos eleitores no geral. Quando os entrevistados foram questionados em que votariam caso não votassem no candidato escolhido, 24% responderam que migrariam para Ciro.

Lula aparece em segundo, com 19%, seguido por Bolsonaro (14%), Vera Lúcia (5%), Tebet (5%) e Janones (4%).

Ciro aparece em primeiro porque lidera como segunda opção de voto entre os eleitores dos dois primeiros colocados na corrida ao Planalto: Lula e Bolsonaro. Entre os eleitores do petista, caso não votassem em Lula, 39% escolheriam Ciro, 19% Bolsonaro e 7% Janones.

Caso os eleitores de Bolsonaro não votassem no mandatário, 28% migrariam para Ciro, 25% para Lula, 5% para Janones e 4% para Tebet.

Para realizar a pesquisa, o instituto ouviu 2.556 pessoas em 183 cidades do país entre quarta (27) e quinta (28). A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01192/2022.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!