Tamanho do texto

Segundo o Financial Times, o ministro da Justiça e Segurança Pública de Jair Bolsonaro foi importante para investigação contra o establishment

Sergio Moro arrow-options
Agência Brasil
Moro foi considerado peça importante no combate à corrupção

O ministro Sergio Moro , da Justiça e Segurança, foi eleito pelo jornal Financial Times como uma das 50 maiores personalidades dos anos 2010 no mundo todo.

Segundo a publicação britânica, o ex-juiz federal foi "ponta de lança de uma investigação de corrupção que balançou o establishment político da América Latina". Nesse caso o jornal cita como exemplos a prisão do ex-presidente Lula e o envolvimento de quatro presidentes do Peru.

O petista foi preso no âmbito da Operação Lava Jato da Polícia Federal (PF) por ter recebido propina da construtora OAS por meio de um apartamento em Guarujá, no litoral Sul de São Paulo. O valor foi pago pela empreiteira ao ex-presidente como garantia de contratos com a Petrobras . Lula foi solto, no entanto, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de anular prisões após condenações em segunda instância.

Leia também: "Uma chapa imbatível", diz Bolsonaro sobre possível candidatura com Moro

O jornal lembra que Moro se tornou ministro da Justiça do presidente Jair Bolsonaro, "uma mudança política que lançou dúvida sobre sua independência como juiz, mas que pode prepará-lo para uma corrida presidencial".

Outros atores políticos selecionados pela lista do Financial Times foram chefes de Estado como Emmanuel Macron , Angela Merkel e Vladimir Putin , ex-presidentes como Barack Obama , ativistas como Malala Yousafzai , economistas como Thomas Piketty e o políticos como Nigel Farage, um dos principais defensores do Brexit.