J.D. Vance
, indicado nesta segunda, 15, como vice-presidente de Donald Trump
,
tem histórico de animosidades com o companheiro de chapa; anteriormente, o senador comparou o ex-presidente dos EUA
a Adolf Hitler
.
Donald Trump lançou-se hoje como candidato Republicano oficial das eleições para presidente dos EUA .
Entre outras, Vance também chamou eleitores de Trump de “idiotas” e “repreensíveis” no passado. Comparação com Hitler foi em 2016. Conheça mais sobre o candidato a vice-presidente aqui.
Diversas figuras da corrida política dos EUA questionaram, então, se Vance realmente apoia Trump ou age por oportunismo. O ex-presidente, que recentemente levou um tiro durante comício, defende o seu vice.
John Barasso, senador do Wyoming e mentor de Vance, disse a Reuters que a mudança de apoio é genuína e vem depois de “ele ver o sucesso que Trump, como presidente, trouxe para o país."
Comparações com Hitler
Em 2016, Vance mandou uma mensagem privada a um sócio, no Facebook, sobre Trump: “Não consigo decidir entre achar que Trump é um c*zão cínico como Nixon, o que não seria tão ruim (e poderia se provar até útil) ou se ele é o Hitler da América .”
Em 2022, quando o comentário foi divulgado, Vance não negou autoria. O porta-voz dele, porém, afirmou que Vance não mais compactuava com a visão. No mesmo ano, Trump o apoiou para corrida como Senador - e Vance ganhou.
Ao New York Times , Vance disse: “eu permiti a mim mesmo focar tanto no estilo do Trump que ignorei completamente como ele, substancialmente, oferecia algo novo para política estrangeira, de comércio, imigração…”