Coreia do Sul ameaça retaliar vizinhos do Norte após novo ataque com balões de lixo
ESTADÃO CONTEÚDO
Coreia do Sul ameaça retaliar vizinhos do Norte após novo ataque com balões de lixo

Mais de cem voos e cerca de 10.000 passageiros foram impactados na Coreia do Sul devido aos balões cheios de lixo lançados pela Coreia do Norte, informou um deputado sul-coreano na quarta-feira (3). Segundo Jeong Jun-ho, os  balões, que Pyongyang enviou desde o final de junho em resposta aos balões de propaganda sul-coreanos, afetaram 115 voos comerciais e causaram inconvenientes significativos.

Os voos com destino ou procedentes do Aeroporto de Incheon, em Seul, foram particularmente afetados em 26 de junho, quando tiveram que ser desviados para o Aeroporto de Cheongju, a três horas de carro.

Pelo menos 15 aviões, incluindo voos de longa distância dos Estados Unidos, foram obrigados a aterrissar lá, resultando em longos atrasos e transferências de passageiros.

Jeong pediu que as autoridades adotem medidas mais rigorosas para impedir que ativistas sul-coreanos enviem balões para o norte, apesar da revogação de uma lei de 2023 que proibia essa prática com base na liberdade de expressão.

O Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais alertou que esses balões, carregados de lixo, são considerados uma forma de "terrorismo suave", refletindo a intensa tensão atual entre as duas Coreias.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!