Obra de Tarsila do Amaral desviada por golpe de filha contra mãe no Rio
Reprodução Redes Sociais - 10.08.2022
Obra de Tarsila do Amaral desviada por golpe de filha contra mãe no Rio

Pouco depois das 11h30 desta quinta-feira, Sabine Coll Boghici, Rosa Stanesco Nicola e Jacqueline Stanesco deixaram a sede da Delegacia Especial de Atendimento a Pessoa da Terceira Idade (Deapti), em Copacabana, na Zona Sul do Rio, em direção ao Instituto Médico Legal (IML) do Centro do Rio. Em seguida elas serão levadas para Instituto Penal Oscar Stevenson, em Benfica.

Já Gabriel Nicolau Translavinã Hafliger será levado pelo Serviço de Polícia Interestadual (Polinter), no começo da tarde. Assim como as mulheres, ele será levado para o IML . No entanto, em seguida será encaminhado para a Cadeia Pública José Frederico Marques, também em Benfica.

Entenda o caso:

Nesta quarta-feira, a Polícia Civil realizou a Operação Sol Poente, que desarticulou a quadrilha de golpistas . Sabine Coll Boghici, filha do colecionador Jean Boghici e da vítima, e outras três pessoas foram presas: Jacqueline Stanescos, Rosa Stanesco Nicolau e Gabriel Nicolau Traslaviña Hafliger. De acordo com a polícia, os suspeitos cometeram os crimes de estelionato, roubo, extorsão, cárcere privado e associação criminosa.

Já Diana é filha de Slavko Vuletic e nora de Ronaldo Ianov, ambos também tiveram repassados para suas contas bancárias valores das extorsões praticadas pelo grupo. Jacqueline Stanescos, que também se passava por vidente, é prima de Diana e de Rosa.

Segundo as investigações, a filha da vítima manteve um contato assíduo com Rosa Stanesco Nicolau, a Mãe Valéria de Oxossi, nos últimos quatro meses de 2019. Nessa ocasião os crimes começaram a ser planejados. A quadrilha, na verdade, se formou num núcleo familiar.

Rosa é mãe de Gabriel Nicolau Traslaviña Hafliger, um dos homens que receberam transferências bancárias feitas pela idosa, e irmã por parte de mãe de Diana Rosa Aparecida Stanesco Vuletic, que se passou por vidente e fez a abordagem à vítima . Já Diana é filha de Slavko Vuletic e nora de Ronaldo Ianov, ambos também tiveram repassados para suas contas bancárias valores das extorsões praticadas pelo grupo. Jacqueline Stanescos, que também se passava por vidente, é prima de Diana e de Rosa.

De acordo com o inquérito da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (Deapti), em janeiro de 2020, após sair de uma agência bancária em Copacabana, a idosa foi abordada por Diana Rosa Aparecida Stanesco Vuletic, que, apresentando-se como vidente, disse que a filha da viúva estava doente e morreria em breve. Ela conseguiu convencer a vítima de ir até o apartamento dela, na Rua Barata Ribeiro, onde teria jogado búzios e constatado o “evento trágico”.

Posteriormente as duas seguiram para um apartamento no Leme, onde morava outra falsa vidente, identificada como Jacqueline Stanescos, que confirmou a previsão. Em busca de uma “solução”, a vítima foi levada até a casa de Rosa Stanesco Nicolau, conhecida como Mãe Valéria de Oxossi, na Rua Maria Quitéria, em Ipanema, que ofereceu para fazer de trabalhos espirituais para a cura de Sabine pelo valor de R$ 5 milhões de reais. Todas elas estavam envolvidas no esquema.

Até então, a idosa não tinha conhecimento da relação da filha com a “mãe de santo”. Na dúvida sobre o que fazer, a vítima compartilhou as “informações” com Sabine, que envolvida no golpe, orientou a mãe a aceitar a proposta e providenciar imediatamente o pagamento para que ela fosse “protegida”. Com o pedido da filha e acreditando que as previsões poderiam se concretizar, já que Sabine sofria de problemas psicológicos como depressão e síndrome do pânico, a idosa efetuou as transferências entre os dias 22 de janeiro e 5 de fevereiro de 2020. Entre os beneficiados estavam Ronaldo Ianov e Slavko Vuletic.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!