Agência Brasil

Manuela D'Ávila, ex-deputada federal
Omar de Oliveira/Fotoarena/Agência O Globo - 27.8.19
Manuela D'Ávila, ex-deputada federal

O candidato Sebastião Melo (MDB) e a candidata Manuela D'Avila (PCdoB) vão para o segundo turno em Porto Alegre. Ao contrário do que apontava as pesquisas, a candidata não conseguiu confirmar nas urnas a grande margem que mantinha. É a terceira vez que ela concorre ao Executivo Estadual. Melo tenta o cargo pela segunda vez.

O que se vê é um resultado bastante apertado na capital gaúcha, com 28,99% dos votos para o candidato do MDB e 21,02% para a candidata do Psol. Com 99,85% segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Manuela teve 186.947 votos, ante 200.030 de Melo.

Você viu?

No total, 12 candidatos concorreram à eleição na Capital neste ano. Inicialmente, eram 13, mas José Fortunati renunciou à candidatura.

Formada em jornalismo, a candidata tem um longo percurso na política. Ela foi vereadora, deputada estadual, e deputada federal por dois mandatos. Ela disputou a Prefeitura de Porto Alegre outras duas vezes, em 2008 e em 2012. Em 2018, concorreu à vice-presidência da República ao lado de Fernando Haddad (PT).

Melo, por sua vez, foi vereador em três mandatos seguidos: 2000, 2004 e 2008. Depois de sair da Câmara, tornou-se vice-prefeito em uma chapa com José Fortunati (PDT na época) como prefeito. Após quatro anos, tentou a prefeitura pela primeira vez. Chegou a ir para o segundo turno, mas foi derrotado por Marchezan. Em 2018, foi eleito deputado estadual.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários