Tamanho do texto

Anúncio foi feito nesta manhã pelo Centro Nacional de Furacões em Miami. Efeitos causados pela ventania já são sentidos por moradores das Bahamas

Neste domingo (01) o furacão Dorian ganhou força e passou à categoria 5, a mais alta existente. De acordo com o Centro de Nacional de Furacões dos Estados Unidos, por volta de 12h00, os ventos atingiram 289 km/h e seguiram sentido Bahamas, por onde ele deve passar com efeitos devastadores.

Leia também: Furacão Bertha mantém força no Oceano Atlântico

Furacão Dorian arrow-options
Reprodução Centro Nacional de Furacões USA
Furacão Dorian

Até o útlimo boletim divulgado pelo Centro Nacional de Furacões , não havia previsão de quando ou onde, exatamente, o furacão Dorian tocaria o solo, o que pode não acontecer.

Leia também: Furacão que deve atingir os EUA é visto do espaço por Estação Internacional

"O olho desse furacão catastrófico está prestes a atingir as ilhas Abaco [nas Bahamas] com ventos devastadores", anunciou o centro no Twitter . Ventos de 56 km /h já foram registrados nas ilhas.

"Condições devastadoras são esperadas nas ilhas Abaco muito em breve e essas condições irão se espalhar para a Grand Bahama Island mais tarde hoje", completou o centro.

Por volta de 09h00 (horário de Brasília), o olho do furacão estava a cerca de 55 km a leste da ilha de Abaco. Cerca 30 minutos depois, o escritório do primeiro-ministro das Bahamas fez um alerta no Twitter de que a ilha "deve começar a sentir o impacto total" do furacão a partir das 11h00  (horário local, 12h no horário de Brasília). 

Leia também: Furacão ganha força rumo à costa dos Estados Unidos

"A situação é muito perigosa nas Bahamas", afirmou o diretor do Centro Nacional, Ken Graham, durante transmissão ao vivo neste domingo (01). O olho do furacão Dorian está a cerca de 360 km a leste de West Palm Beach, na Flórida, completou o centro.