
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passa por uma nova cirurgia neste domingo (13), devido a uma subobstrução intestinal. A informação foi confirmada em nota enviada pelo Hospital DF Star ao Portal iG.
"As equipes que assistem [Bolsonaro] optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal", diz boletim médico divulgado às 10h23 deste domingo (confira completo abaixo).
Por volta das 18h, Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente, informou numa rede social que a cirurgia ainda estava em andamento e que o quadro de saúde é estável. A ex-primeira-dama ainda relatou que o procedimento deve demorar de uma a duas horas para terminar.
Bolsonaro foi transferido para o DF Star na noite deste sábado (12). Antes, ele estava no Hospital Rio Grande, em Natal (RN), para onde foi levado de helicóptero após passar mal durante um evento do Partido Liberal em uma cidade do interior.
A primeira informação sobre a cirurgia foi divulgada ontem, em nota publicada nas redes sociais. O informe apareceu horas depois de Bolsonaro publicar um vídeo, do leito hospitalar, comentando o caso e agradecendo à equipe médica que o atendeu.
Sétima cirurgia
Segundo Bolsonaro, o quadro clínico atual é o mais grave desde o atentado a faca sofrido em setembro de 2018, durante a campanha presidencial.
“Ontem fui internado às pressas com dores intensas e uma forte distensão abdominal, talvez sem me dar conta da gravidade da situação”, escreveu nas redes sociais.
O ex-presidente contou que, ao longo dos últimos anos, passou por episódios semelhantes e que teria se acostumado com o desconforto. “Desta vez, até os médicos se surpreenderam”, afirmou, citando o cirurgião Claudio Birolini.
Boletim médico
"O ex-Presidente Jair Bolsonaro foi transferido na noite de ontem para o Hospital DF Star. Após reavaliação clínico-cirúrgica, foi submetido a novos exames laboratoriais e de imagem que evidenciaram persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas. As equipes que o assistem optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal".
Assinam os médicos Dr. Cláudio Birolini, médico chefe da equipe cirúrgica; Dr. Leandro Echenique e Dr. Ricardo Camarinha, médicos cardiologistas; Dr. Guilherme Meyer, diretor médico do Hospital DF Star; e Dr. Allisson Barcelos Borges, diretor geral do Hospital DF Star.
A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL-DF), também se manifestou. Ela afirmou que o próximo boletim médico será publicado nos perfis das redes sociais dos familiares do ex-presidente.
"Queridos, meu Instagram, o dos filhos do meu marido e o do Partido Liberal são os únicos canais oficiais com informações verdadeiras sobre o estado de saúde do Jair. A equipe médica nos informou que será uma cirurgia longa, pois ele está com muitas aderências. Contamos com suas orações. Assim que possível, compartilharemos o próximo boletim médico. Obrigada!", publicou.