O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou, neste domingo (7), o resultado das eleições legislativas da França . Através das redes sociais, o chefe do Executivo enalteceu o trabalho das forças políticas francesas contra o "extremismo" do partido de Marine Le Pen .
Na publicação, Lula aproveitou para celebrar a expressiva vitória do Partido Trabalhista no Reino Unido na semana passada . Com o resultado, o Partido Conservador, de direita, deixou o poder após 14 anos.
A mensagem de Lula também diz que os resultados na França e na Inglaterra devem "servir de inspiração" para a América do Sul. A frase tem um contexto, já que o presidente de extrema-direita da Argentina, Javier Milei , recusou o convite para participar da Cúpula do Mercosul, algo inédito na história do bloco.
"Muito feliz com a demonstração de grandeza e maturidade das forças políticas da França que se uniram contra o extremismo nas eleições legislativas de hoje. Esse resultado, assim como a vitória do partido trabalhista no Reino Unido, reforça a importância do diálogo entre os segmentos progressistas em defesa da democracia e da justiça social. Devem servir de inspiração para a América do Sul", escreveu Lula.
Eleições na França
As pesquisas de boca de urna apontam para uma reviravolta nas eleições francesas. Isto porque a Nova Frente Popular (esquerda), que aparecia atrás, será a grande vencedora, tendo entre 172 e 192 assentos.
Já o Juntos (coalizão governista, de centro) deve ter entre 150 e 170 assentos, enquanto o Reunião Nacional (extrema-direita) terá entre 132 e 152 assentos.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.