Célio Studart faz publicação sem conteúdo político nas redes sociais
Reprodução/redes sociais
Célio Studart faz publicação sem conteúdo político nas redes sociais

O deputado federal Célio Studart (PSD-CE) está utilizando dinheiro público para impulsionar fotos sem camisa no Instagram e tentar cativar o eleitorado feminino de 18 a 24 anos. A descoberta foi feita pelo Núcleo Jornalismo, com dados da Biblioteca de Anúncios da  Meta.

De acordo com o levantamento, somente entre fevereiro e março deste ano, Célio Studart usou cerca de R$ 2,3 mil na publicidade de oito posts que traziam selfies dele na academia ou no  Carnaval, sem qualquer tipo de conteúdo político. Um público-alvo de mulheres entre 18 e 24 anos viu as imagens mais de 250 mil vezes.

Ao longo do ano passado, Studart foi o quinto parlamentar que mais desembolsou com impulsionamento, sendo R$ 50 mil apenas no Instagram . Deste montante, até R$ 5,5 mil pode ter ido para 14 selfies. 

Ligado às causas dos animais, Studart promoveu uma estratégia atípica, filtrando suas publicações ao eleitorado feminino. O levantamento mostra que 87,5% do conteúdo impulsionado em 2024 foi visto por mulheres. Já por homens, nenhuma vez. Os 12,5% restantes se referem a direcionamentos selecionados para "todos". 

Entre as fotos que o deputado publica nas redes sociais, estão registros sem camisa e saindo da academia
Reprodução / Facebook Célio Studart - 21.04.2024
Entre as fotos que o deputado publica nas redes sociais, estão registros sem camisa e saindo da academia

Vale destacar que as "publis" deste ano ainda não foram pagas pelos cofres públicos. O deputado, entretanto, pode ser ressarcido pelo custo. Em 2023, por exemplo, ele fez uso da cota de gabinete, com dinheiro público, para bancar anúncios semelhantes.

Outro lado

A reportagem do iG solicitou um pedido de posicionamento ao parlamentar.  Em nota, a assessoria do deputado justificou a estratégia. "Cada rede social tem suas particularidades e por isso necessita de diferentes estratégias. O Facebook tende a ser segmentado a um público mais velho e o Instagram, a um público mais novo", disse.

"Como pode ser visto nos dados da biblioteca da Meta e na transparência da Câmara dos Deputados, em 2024 apenas em janeiro foi pedido ressarcimento de impulsionamento, período em que não foi publicada nenhuma dessas imagens mencionadas", acrescentou a equipe de Studart.

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