O senador Cid Gomes
(Ceará) selou o rompimento com o irmão Ciro Gomes
, neste domingo (4), ao se filiar ao PSB
. Em evento realizado na cidade de Fortaleza, um dos principais políticos cearenses foi anunciado no novo partido, deixando o PDT
.
No evento, o senador foi recebido pelo atual vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, além dos ministros Márcio França (Empreendedorismo) e Camilo Santana (Educação).
Cid chega no novo partido levando 38 prefeitos e a secretária-executiva do Ministério da Educação, a ex-governadora Izolda Cela. Deputados estaduais e federais também devem trocar o PDT pelo PSB, caso consigam o aval da Justça Eleitoral.
Cid Gomes, vale lembrar, já foi filiado ao PSB. Em 2013, o líder cearense trocou a legenda pelo Pros, onde permaneceu até 2015. No PDT, o cearense teve passagem marcante, conseguindo aumentar a importância do partido no Estado.
Atrito com Ciro
O início da briga entre os irmãos Gomes ocorreu em 2022, com o rompimento entre PT e PSB no Ceará. Na ocasião, Ciro Gomes, então candidato à presidência da República, afirmou que foi abandonado por Cid e atual a favor de Fernando Haddad e Lula (PT).
Já em 2023, a briga escalou e a principal causa passou a ser as possíveis alianças com o PT nas eleições municipais de outubro deste ano
Esta será a primeira vez que os irmãos vão militar por partidos diferentes desde 1983. Juntos, eles passaram por PSDB, PPS, PSB, Pros e PDT.