A pesquisa Genia/Quaest divulgada neste domingo (7), aponta que 89% dos entrevistados reprovam os atos golpistas de 8 de janeiro . O levantamento mostra que houve uma queda de cinco pontos percentuais em relação à aferição realizada em fevereiro de 2023, dias após a invasão.
Os que aprovam os atos somam 6% nesta última pesquisa, enquanto em fevereiro o número de desaprovação era de 94% e o de aprovação chegava a 4%.
Ainda, 47% dos brasileiros acham que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve influência na invasão, contra 43% que o exculpam. Em fevereiro, 51% acreditavam que o ex-mandatário estava envolvido nos atos, enquanto 38% não consideravam a hipótese.
Sobre os participantes da invasão, 51% consideram que são radicais e não representam os eleitores de Bolsonaro. Já 37% acreditam que os extremistas são eleitores do ex-presidente.
A pesquisa foi realizada em 120 municípios entre os dias 14 e 18 de dezembro, com 2.012 entrevistas presenciais. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Há um ano , os prédios do Congresso Nacional, Planalto e Supremo Tribunal Federal eram invadidos por milhares de pessoas em Brasília. Na tarde daquele domingo, 8 de janeiro de 2023, a sede dos Três Poderes foi depredada. Pichações, destruição e até fezes humanas foram encontradas. O prejuízo foi mais de R$ 21 milhões.