Manifestantes invadiram o Congresso Nacional na tarde deste domingo (8) para protestar contra o resultado das eleições e o uso das urnas eletrônicas. Funcionários do Congresso informaram que há um grupo no salão verde da Câmara dos Deputados.
Caravanas de bolsonaristas chegaram à Brasília nesse sábado (7) para um ato marcado para segunda-feira (9). O ministro da Justiça, Flávio Dino, chegou a solicitar o uso da Força Nacional para manter a segurança da Praça dos Três Poderes.
O grupo, entretanto, seguiu pelas ruas da capital federal e subiu a rampa do Congresso, por volta das 14h30. Além do Congresso, há um grupo protestando na Esplanada dos Ministérios e no Supremo Tribunal Federal (STF).
Manifestantes entraram em confronto com a Força Nacional e, segundo informações iniciais, um veículo da FN ficou pendurado no espelho d’água do Congresso.
Policiais militares e seguranças da presidência da República informaram haver manifestantes que tentam invadir o Palácio do Planalto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não está no prédio. O petista, neste momento, está em Araraquara (SP) acompanhando os efeitos das fortes chuvas que atingiram a cidade.
Flávio Dino afirmou, por meio das suas redes sociais, que medidas estão sendo tomadas e que "impor a vontade a força não vai prevalecer". Ele ainda disse que está na sede do Ministério da Justiça acompanhando os desdobramentos.
Lamentável a invasão do Congresso Nacional por golpistas bolsonaristas inconformados com a derrota eleitoral. É preciso apurar com rigor quem financia estes atos antidemocráticos pic.twitter.com/MJngFp77zj
— Juliana Cardoso (@julianapt) January 8, 2023
Vejam o nível da depredação do Congresso Nacional, apenas destruição e violência! pic.twitter.com/FxmEFEBuhh
— Carol Dartora (@caroldartora13) January 8, 2023
URGENTE!
— Juliano Medeiros (@julianopsol) January 8, 2023
Terroristas bolsonaristas invadem Congresso Nacional e tentam invadir Palácio do Planalto. Conivência das forças de segurança do DF é flagrante. A democracia volta a ser ameaçada. É preciso uma reação enérgica! pic.twitter.com/edtHc4hnP5
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), pediu aos parlamentares um tempo para apurar a situação de momento na Casa Legislativa. Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, disse que solicitou ao governador do DF, Ibaneis Rocha, a utilização de todo aparato policial para reestabelecer a ordem.
"Na ação, estão empenhadas as forças de segurança do Distrito Federal, alem da Polícia Legislativa do Congresso. Repudio veementemente esses atos antidemocráticos, que devem sofrer o rigor da lei com urgência", disse Pacheco.
Na ação, estão empenhadas as forças de segurança do Distrito Federal, alem da Polícia Legislativa do Congresso. Repudio veementemente esses atos antidemocráticos, que devem sofrer o rigor da lei com urgência.
— Rodrigo Pacheco (@rodrigopacheco) January 8, 2023
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, também está em contato com autoridades para segurar o avanço dos manifestantes na Suprema Corte.
*Reportagem em atualização