Lula discursa na Assembleia-Geral da ONU nesta terça (19)

Além de participar da abertura do evento, presidente ainda se reúne com outros líderes mundiais em encontros bilaterais

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil - 14/09/2023
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Nesta terça-feira (19), o  presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai discursar na abertura da  78ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos. O evento está previsto para começar a partir das 9h.

Antes disso, o mandatário ainda vai se reunir com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, às 8h40, segundo a agenda oficial do presidente.

A expectativa é que Lula aborde, entre outros temas, a necessidade de uma reforma no sistema de governança global em seu discurso desta manhã. De acordo com o petista, o modelo atual, que foi criado após a Segunda Guerra Mundial, não está atualizado e não representa a geopolítica do século XXI.

Os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU também devem ser mencionados na fala — ponto que já foi questionado por ele anteriormente, durante sua live semanal, o "Conversa com o Presidente".

"Por que o Brasil não pode entrar? Por que a Índia não pode entrar? Por que a África do Sul não pode entrar? Por que não pode entrar a Alemanha? Por que não pode entrar a Índia? Quem é que disse que os mesmos países que foram colocados lá em 1945 continuem lá?", questionou ele na ocasião.

Lula vai retornar ao palco da ONU após 14 anos, já que a última vez que ele discursou como presidente da República na assembleia foi em 2009. O  chefe do Executivo chegou em Nova York no último sábado (16),  em sua segunda viagem ao país durante o terceiro mandato à frente do Planalto.

Além da Assembleia-Geral, Lula aproveita a viagem para se reunir com outros líderes mundiais em encontros bilaterais.

Ainda hoje, depois do evento da ONU, ele se encontra com o presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen, com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, com o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, e com o presidente da Palestina, Mahmoud Abbas.

No fim da noite de domingo (17), o mandatário se reuniu com empresários e participou de um jantar oferecido pelo presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes.  Ontem, ele se encontrou com o presidente da Suíça, Alain Berset, e com o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Gordon Brown.

Entre os  encontros mais esperados está o com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, previsto para acontecer nesta quarta-feira (20). Os mandatários vão lançar uma iniciativa global para promoção do trabalho decente.

Esta é a oitava vez que Lula vai abrir o evento da ONU. A comitiva brasileira é formada por 12 ministros, sendo que sete deles participarão de eventos ligados diretamente à assembleia. Os outros, estão na cidade cumprindo agendas oficiais, mas não fazem parte da delegação.