O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda intensa de compromissos em Nova York, nos Estados Unidos, a partir desta segunda-feira (18), antes de abrir a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na terça (19). A agenda do petista terá reuniões com líderes de entidades internacionais e encontros bilaterais com chefes de Estado.
Lula chegou aos Estados Unidos no último sábado (16) após assinar diversos acordos de cooperação com o governo de Cuba, em Havana. Na ocasião, ele participou da reunião de cúpula do grupo G77, que reuniu 134 países em desenvolvimento integrantes do sistema da ONU. O chefe do Executivo ainda se encontrou com o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel.
Ainda nesta segunda, segundo a agenda oficial, Lula terá uma reunião bilateral com o presidente da Suíça, Alain Berset, prevista para as 11h. Mais tarde, às 12h, ele se encontra com o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Gordon Brown.
Nesta quarta-feira (20), Lula será recebido pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Os mandatários vão lançar uma iniciativa global para promoção do trabalho decente.
É a oitava vez que o presidente brasileiro abrirá a assembleia da ONU. A comitiva do Brasil é formada por 12 ministros. Sete ministros participarão de eventos ligados diretamente à assembleia. Os demais não fazem parte da delegação, mas estão na cidade cumprindo agendas oficiais.
— Com informações de Agência Brasil