Silvio Costa Filho , novo ministro de Portos e Aeroportos , acertou que a discussão sobre privatização do Porto de Santos (SP) não entrará na pauta da sua gestão, informaram fontes próximas ao tema à CNN .
Entretanto, o novo ministro deve estreitar os laços entre o governo federal e o governador de São Paulo , Tarcísio de Freitas , que pertence ao Republicanos, o mesmo partido de Costa Filho .
Vale lembrar que os estudos para privatização do Porto de Santos aconteceram durante o mandato de Tarcísio como ministro de Infraestrutura no governo de Jair Bolsonaro (PL). O ex-ministro e atual governador de São Paulo, pediu à administração de Lula que o processo de privatização tivesse continuidade, o que foi negado por Márcio França (PSB), antigo ministro.
Uma das contrapartidas exigidas pelo plano de Tarcísio é que o vencedor da licitação pelo aeroporto realizasse a construção de um túnel ligando Santos ao Guarujá. Entretanto, esse túnel já faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e deverá utilizar recursos públicos parcial ou integralmente.
Em Brasília, espera-se que o afastamento de Márcio França da pasta, possa fazer o processo andar. Isso porque França é visto com um potencial candidato ao Palácio dos Bandeirantes em 2026, rivalizando com Tarcísio, que deverá buscar a reeleição .