Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipec, divulgada nesta quarta-feira (6), revelou que o terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é avaliado positivamente por 40% dos brasileiros, sendo classificado como "ótimo" ou "bom". Os números indicam um aumento de três pontos percentuais em comparação com a pesquisa anterior realizada em junho, na qual a avaliação positiva era de 37%.
Por outro lado, 32% dos entrevistados consideram o governo petista como "regular", enquanto 25% o classificam como "ruim" ou "péssimo". A reprovação ao governo diminuiu dois pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, na qual 28% dos entrevistados o viam como ruim ou péssimo.
Os dados da pesquisa também mostram uma oscilação nas avaliações ao longo dos meses. No primeiro levantamento, realizado em março, 41% dos entrevistados avaliaram o governo de Lula como ótimo ou bom, enquanto 24% o consideraram ruim ou péssimo, e 30% o classificaram como regular.
Além disso, o levantamento abordou a maneira como o presidente está governando o Brasil. Nesse aspecto, 56% dos entrevistados aprovam a forma como Lula governa o país, enquanto 39% desaprovam. Um pequeno percentual, 6%, não soube ou não respondeu à questão.
A pesquisa foi feita entre os dias 1° e 5 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.