Celso Sabino (União Brasil - PA) novo ministro do Turismo
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados - 24/05/2023
Celso Sabino (União Brasil - PA) novo ministro do Turismo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou nesta quinta-feira (13) o nome do deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) para o comando do Ministério do Turismo. A nomeação deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias.  

Sabino se reuniu com Lula na tarde desta quinta e ouviu do petista as ações que quer para o ministério. Ele assumirá o lugar de Daniela Carneiro, que deixou a pasta após um pedido do União Brasil.

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta quinta-feira (13) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com o deputado federal, Celso Sabino (União-PA). O presidente convidou Sabino para o Ministério do Turismo, convite esse que foi aceito pelo deputado. A nomeação sairá no Diário Oficial da União nos próximos dias", afirmou o Palácio do Planalto em nota.

O nome do parlamentar passou a ser cotado no mês passado, após a pressão do União Brasil para tirar Daniela Carneiro do cargo. A ministra incomodou a cúpula do partido após ela pedir desfiliação devido à disputa de poder pelo diretório no Rio de Janeiro. O marido da ex-ministra, Wagner Carneiro, também deixou o União e migrou para o Republicanos.  

Nos bastidores, a legenda tinha cobrado de Lula a troca na pasta por não se sentir “representado” no Planalto. Em troca, os deputados do partido passariam a dar apoio em pautas de interesse do petista na Câmara dos Deputados.

Essa é a segunda troca em ministérios de Lula desde o início de seu terceiro mandato à frente do Palácio do Planalto. O primeiro a deixar o governo foi Gonçalves Dias, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), em abril.

Imagens divulgadas pela imprensa mostravam GDias, como é conhecido, no Palácio do Planalto durante as invasões de 8 de janeiro. Ele teria orientado os manifestantes a descerem por saída de emergência que levava para o segundo andar.

O general nega as acusações, mas pediu demissão horas depois da divulgação da gravação. Para seu lugar foi nomeado o general Marcos Antonio Amaro dos Santos.

Além da troca no Ministério do Turismo, o Planalto estuda novas mudanças nas composições dos ministérios. A cúpula petista avalia a necessidade do apoio do Centrão para obter maioria no Congresso e já estuda a entrada do Progressistas e Republicanos em pastas e autarquias do governo federal.

Quem é Celso Sabino

Deputado Federal pelo Pará, Celso Sabino de Oliveira (União-PA) nasceu em Belém, em 29 de agosto de 1978. Escolhido para substituir Daniela Carneiro (União-RJ) na pasta do Turismo no governo Lula, Sabino é ex-tucano, evangélico, aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e esteve lado a lado com o Jair Bolsonaro (PL) durante os quatro anos de sua gestão.

Graduado em administração e direito, possui pós-graduação em Controladoria, Auditoria e Gestão Financeira e doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais.  Sabino iniciou sua carreira pública apenas em 2011, aos 44 anos, quando foi eleito deputado estadual suplente em Belém, pelo antigo PR.

No ano seguinte, foi nomeado secretário estadual na Seter (Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda). Já em 2013, o paraense se filiou ao PSDB e foi eleito deputado estadual.

Nas eleições de 2018, Sabino foi eleito deputado federal pelo PSDB. Um dos principais aliados de Aécio Neves (MG) na Câmara dos Deputados, o paraense foi o relator do pedido de expulsão do mineiro em 2019, que acabou rejeitado pela Executiva da sigla.

Os conflitos no PSDB tiveram início em 2020, quando Sabino se aproximou do atual presidente da Câmara, Arthur Lira, e do Centrão. No mesmo ano, o político postou uma foto ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro — o que incomodou ainda mais os tucanos. Apesar de não explicitar o apoio ao ex-mandatário, Sabino afirmou ser "A favor do Brasil". Em 2021, ele anunciou a saída do partido.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!