Julgamento no TSE: qual pode ser o destino de Bolsonaro?

Ex-presidente será julgado nesta quinta-feira (22) às 9h pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ação pode deixá-lo inelegível. Saiba por quanto tempo →

O julgamento

O ministro e presidente do TSE, Alexandre de Moraes, pautou o julgamento para o dia 22 de junho. Caso os ministros não consigam votar neste dia, a deliberação pode continuar nos dias 27 e 29 de junho.

redacao%40odia.com.br (Agência Brasil)

Acusação

Bolsonaro é alvo de uma ação em que o PDT o acusa de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicações durante uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho de 2022, quando ele atacou, sem provas, as urnas eletrônicas e o TSE.

Reprodução

A votação

O relator do caso é o ministro Benedito Gonçalves, corregedor-geral eleitoral, ele será o primeiro a votar. Em seguida, votam os ministros: Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques e Alexandre de Moraes.

Abdias Pinheiro/TSE

Destino de Bolsonaro

O PDT pede a inelegibilidade de Jair Bolsonaro por suposto abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Se a acusação for julgada como válida pelos ministros, o ex-presidente não poderá ser eleito pelos próximos oito anos.

Reprodução

O que diz a defesa?

Os advogados de Jair Bolsonaro negaram, no final de abril, qualquer irregularidade e justificaram que o ato do ex-presidente não foi eleitoral. A defesa alega ainda que o ex-chefe do Executivo não atua contra a democracia, mas expõe suas dúvidas sobre o sistema.

Reprodução%3A Isac Nóbrega/PR

Veja mais Top Stories