Lula divulga nova foto oficial como presidente da República

Retrato foi tirado no Palácio da Alvorada pelo fotógrafo oficial de Lula, Ricardo Stuckert

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em nova foto oficial
Foto: Reprodução / Twitter @LulaOficial - 27.02.2023
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em nova foto oficial

Nesta segunda-feira (27),  Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou a foto oficial da Presidência da República que ficará estampada nas repartições públicas federais durante seu governo, que vai até o final de 2026.

petista havia tomado posse em 1º de janeiro e a foto ainda não havia sido divulgada. O retrato foi tirado pelo fotógrafo Ricardo Stuckert, responsável por registrar momentos de Lula há duas décadas.

"Nova foto oficial da Presidência da República ", escreveu Lula ao compartilhar a foto nas redes sociais.

A imagem foi tirada em um fim de tarde no início de fevereiro, no Palácio da Alvorada . Nela, Lula aparece sorrindo, olhando para a câmera e vestindo a faixa presidencial. 

Ao fundo, é possível ver os arcos do Palácio da Alvorada. Na versão tirada pelo  ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no início de seu mandato, em 2019, a bandeira do Brasil aparecia ao fundo.

A de Dilma Rousseff, em 2010, assemelhava-se com a de Lula, com os arcos do Alvorada atrás dela. Em 2006, o mesmo fundo havia sido escolhido pelo atual presidente para o retrato , mas de outro ângulo.

Fernando Henrique Cardoso, por outro lado, escolheu uma biblioteca repleta de livros como fundo da imagem.

Galeira destruída

A fotografia oficial do presidente da República também costumava ficar exposta em uma galeria no andar térreo do Palácio do Planalto, ao lado das imagens dos mandatários anteriores.

O local, porém, foi destruído por vândalos durante a invasão aos prédios dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro deste ano , e ainda não foi refeito.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado - 09.01.2023
Invasão do prédio do Congresso Nacional por vândalos bolsonaristas, em 8 de janeiro de 2023

Na ocasião, instalações foram quebradas, câmeras de segurança arrancadas e destruídas e a fiação foi exposta.

Os invasores destruíram, inclusive,  parte importante do acervo artístico e arquitetônico ali reunido e que "representa um capítulo importante da história nacional" , conforme nota emitida hoje pelo Palácio do Planalto.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.