Bolsonaro é internado nos EUA após dores abdominais, dizem aliados

Ex-presidente teria se queixado de desconforto abdominal na noite desse domingo (8) e sido hospitalizado nesta segunda (9)

Foto: Isac Nóbrega/PR - 01/11/2022
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Nesta segunda-feira (9), o  ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado em Orlando, nos Estados Unidos , após sentir fortes dores abdominais . O ex-mandatário está na Flórida desde antes do fim de seu mandato, em dezembro de 2022 .

A informação foi revelada pelo Lauro Jardim, do jornal O Globo , e confirmada pelo iG  com aliados de Bolsonaro.

De acordo com eles, o ex-chefe do Executivo foi ao hospital para investigar se está novamente com uma obstrução intestinal . Ele teria sentido um desconforto na região na noite desse domingo (8) e foi internado hoje.

Desde a facada recebida pelo ex-mandatário nas campanhas presidenciais de 2018, Bolsonaro já foi internado algumas vezes nos últimos anos devido a bloqueios intestinais .

Ele viajou para os EUA em 30 de dezembro de 2022 , dois dias antes da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República . Com a ida de Bolsonaro ao país, a faixa presidencial foi passada ao petista por um grupo de pessoas representando o "povo brasileiro" .

Com a derrota em outubro  do ano passado, surgiram rumores que Bolsonaro não participaria da cerimônia de posse de Lula. Dessa forma, cogitou-se que a faixa fosse entregue por Hamilton Mourão, então vice-presidente. No entanto, o senador eleito relatou que também não estaria no evento.

Congressistas norte-americanos defendem extradição de Bolsonaro

Após os atos de vandalismo e depredação nos prédios dos Três Poderes em Brasília, nesse domingo (8) , ao menos cinco políticos norte-americanos se manifestaram a favor da extradição de Bolsonaro dos EUA .

Segundo os congressistas, o ex-mandatário é um dos responsáveis pelos atos terroristas na capital federal.

No Twitter, o deputado democrata pelo Texas, Joaquin Castro, foi  um dos que se pronunciou sobre o assunto e disse que "terroristas domésticos e fascistas não podem usar a cartilha de Trump para minar a democracia". "Bolsonaro não deve se refugiar na Flórida, onde está se escondendo da responsabilidade por seus crimes", afirmou.

Bolsonaro se pronunciou sobre os atos antidemocráticos somente na parte da noite desse domingo , dizendo que "depredações e invasões de prédios públicos" fogem à regra da democracia. Na ocasião, ele também criticou Lula e a esquerda.

Ataques no DF

Na tarde de ontem, bolsonaristas invadiram e vandalizaram os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) . Os edifícios públicos da capital ficaram completamente depredados. Na ocasião, instalações foram quebradas, câmeras de segurança arrancadas e destruídas e a fiação foi exposta.

Os invasores destruíram, inclusive, parte importante do acervo artístico e arquitetônico ali reunido e que "representa um capítulo importante da história nacional" , conforme nota emitida hoje pelo Palácio do Planalto.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.