Lula e Fernández falam sobre fortalecimento do vínculo entre os países

Presidente da Argentina ressaltou que deve haver um trabalho em prol da integração da América Latina

Lula se reuniu com presidente argentino um dia após tomar posse
Foto: Ricardo Stuckert
Lula se reuniu com presidente argentino um dia após tomar posse

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  se encontrou com o líder argentino, Alberto Fernández, nesta segunda-feira (2). A reunião bilateral aconteceu um dia após o petis tomar posse e assumir o governo brasileiro. 

O encontro aconteceu no Itamaraty, e foi uma das 16 conversas que o novo chefe do Executivo brasileiro terá com delegações estrangeiras no dia seguinte à posse. Após a reunião, Fernández foi às redes sociais celebrar a visita a Lula. 


"Conversamos sobre a importância e a necessidade de aprofundar o vínculo indissolúvel e histórico entre os dois países, que nos últimos anos tinha sido difícil de concretizar", escreveu o presidente da Argentina. 

"O povo deu a ele o reconhecimento que merecia, sua presença e liderança garantem o retorno do Brasil aos foros internacionais", ressaltou. Alberto afirmou ainda que Brasil e Argentina estão no mesmo caminho e buscam "o mesmo destino" para a "integração da América Latina".

Encontro com presidente boliviano

Lula também se reuniu nesta segunda-feira com Luis Arce, presidente da Bolívia.  O líder brasileiro postou mensagens sobre o encontro com o mandatário boliviano e afirmou que as discussões entre ambos os país são focadas em políticas sociais, fornecimento de energia (gás natural) e importação de fertilizantes para o agronegócio. 

Nas suas redes sociais, Arce também falou sobre a conversa, que ocorreu no Itamaraty. Além dos assuntos destados por Lula, ele também jogou luz sobre a importância dos dois países terem uma agenda em prol de questões relacionadas à fronteira.

"Hoje em Brasília nos reunimos com o novo presidente da #Brasil, irmão @LulaOficial, com quem decidimos aprofundar uma ampla agenda de trabalho em benefício de nossos povos, que inclui questões de fronteira, gás, energia elétrica, ureia, investimentos e comércio", publicou. 

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.