Governo Lula exonera presidente da Biblioteca Nacional

Cientista político causou polêmica com servidores após entrega da Medalha da Ordem do Mérito do Livro ao deputado Daniel Silveira

Luiz Carlos Ramiro Junior, ex-presidente da Fundação Biblioteca Nacional, foi exonerado nesta segunda-feira
Foto: Divulgação 02/01/23
Luiz Carlos Ramiro Junior, ex-presidente da Fundação Biblioteca Nacional, foi exonerado nesta segunda-feira

O cientista político Luiz Carlos Ramiro Júnior foi exonerado do cargo de presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), nesta segunda-feira (2). Ele estava desde março do ano passado na função.

A gestão de Ramiro foi marcada por polêmicas com os servidores da instituição. O maior atrito aconteceu em julho, quando a FBN entregou a Medalha da Ordem do Mérito do Livro a bolsonaristas sem histórico de contribuições para a causa do livro, como o deputado federal Daniel Silveira.

Na época, a Associação dos Servidores da Biblioteca Nacional (ASBN) criticou Ramiro. Além da associação, imortais da Academia Brasileira de Letras também expressaram indignação, chegando a devolver suas medalhas.

Antes de assumir a Biblioteca Nacional, Ramiro matinha um canal no YouTube, onde dá aulas online e debate questões políticas e sociais. Em um vídeo de 2020, ele classificou a situação da pandemia como “uma guerra bioideológica” e considerou exageradas as medidas de isolamento social.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.