Justiça autoriza atuação da Força Nacional na posse de Lula

O decreto foi divulgado na manhã desta quarta (28) no Diário Oficial da União

Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante anúncio de ministros
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil - 22.12.2022
Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante anúncio de ministros

Um decreto do Ministério da Justiça e da Segurança Pública  autorizando a atuação da Força Nacional em apoio à Polícia Rodoviária Federal ( PRF ) na  posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) , na manhã desta quarta-feira (28).

A ação ganhou o nome de "Operação Posse Presidencial 2023" e teve início na terça (27). 

A cerimônia de posse de Lula tem causado tensão na equipe de segurança que cuidará do evento. A preocupação aumentou, ainda mais, após a tentativa de ataque terrorista ocorrida próxima ao Aeroporto Internacional de Brasília , no último sábado (24). Segundo a polícia, o atentado foi planejado pelo bolsonarista George Washington de Oliveira Sousa , autuado e preso no mesmo dia por terrorismo. Ele confessou ser o responsável por implantar um artefato explosivo em um caminhão carregado com combustível e que pretendia tentar provocar a decretação de estado de sítio no país. 

Com o homem, a polícia apreendeu um arsenal com armas e munições em situação irregular.

Foto: Divulgação
Polícia Civil do DF divulga armas usadas por suspeito de terrorismo em Brasília (24/12/2022)


Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG .