Lula, presidente eleito
Divulgação/Ricardo Stuckert
Lula, presidente eleito

O governo do  presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá 37 ministérios . O anúncio foi feito pelo futuro ministro da Casa Civil,  Rui Costa , neste sábado (17) após reunião com próximo chefe do Executivo.

Segundo Costa, o objetivo é montar uma estrutura similar ao segundo mandato de Lula (2007-2010), quando também havia 37 pastas. No governo atual, de presidente Jair Bolsonaro, existem 23 ministérios.

"A ideia central é repetir o que a gente está chamando o Lula 2, que seria a estrutura do segundo governo de Lula, que encerrou em 2010. Então, o esqueleto central é esse", afirmou em entrevista após o encontro com o presidente eleito.

Uma das principais mudanças é a divisão do atual Ministério da Economia. A desintegração foi separada em quatro: Fazenda, Indústria e Comércio Exterior, Planejamento e Gestão.

Além disso, outra desmembração deve ocorrer no Ministério da Infraestrutura, que será divido entre Transportes e Portos, de acordo com o futuro chefe da Casa Civil.

“Quero reafirmar que um pedido do presidente [Lula] foi, ao desmembrar os ministérios, não haver ampliação de cargos, ou seja, o custo e o volume de gastos se manterem independente da quantidade de ministérios", afirmou Costa.

A reunião ocorreu no hotel em que Lula está hospedado em Brasília. Estiveram presentes também a presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), e o ex-ministro Aloizio Mercadante, indicado para ser presidente do BNDES.

Todos os ministérios e os respectivos chefes ainda não foram divulgados, mas Rui Costa informou que algumas pastas serão criadas ou recriadas, como Gestão, Transportes, Cidades, Esportes, Pesca e Povos Originários.

Até este sábado (17), Lula já anunciou seis ministros: Rui Costa, Fernando Haddad (Fazenda), Flávio Dino (Justiça), José Múcio Monteiro (Defesa), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Margareth Menezes (Cultura).

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!