Não foram encontradas irregularidades na eleição, diz OAB ao TSE

Entidade entregou relatório ao ministro Alexandre de Moraes um dia antes da divulgação do documento do Ministério da Defesa

Sede da OAB Nacional
Foto: Reprodução - 08.08.2022
Sede da OAB Nacional

Na noite desta terça-feira (8), o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Beto Simonetti, reuniu-se com o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ministro Alexandre de Moraes, para encaminhar um relatório elaborado pelo órgão sobre o resultado das eleições de 2022.

O documento encaminhado a Moraes lista as ações da OAB durante o pleito, incluindo a criação de comissões para acompanhamento e o trabalho do órgão em todas as regiões do país. Ao presidente da Corte, Simonetti disse que não foram detectadas irregularidades no processo eleitoral.

“Assim, após o levantamento e a análise de todos os relatórios elaborados pelas Comissões de Direito Eleitoral dos Conselhos Seccionais da OAB em todo o país, concluímos que não houve qualquer fato que aponte suspeita de irregularidades no processo de votação”, diz trecho do documento da OAB. “Evidenciou-se, ao contrário, a postura transparente da Justiça Eleitoral na preservação da lisura e da segurança no processo.”

O ofício foi desenvolvido pela Comissão de Direitos Eleitorais da OAB, formada por cerca de 60 advogados, incluindo 12 ex-ministros do TSE. A entidade afirma ainda que acompanhou a apuração dos votos do 1º e 2º turno das eleições presencialmente no Centro de Divulgação das Eleições no TSE.

“Atestamos a confiabilidade e a integridade das urnas eletrônicas. A efetividade e o respeito à soberania do voto popular foram alcançados com maestria. Desse modo, este Conselho Federal da OAB reafirma, seguramente, que o Brasil presenciou eleições limpas, transparentes e seguras”, acrescenta.

O documento foi apresentado um dia antes da divulgação do relatório de fiscalização produzido pelos técnicos militares do Ministério da Defesa sobre o processo eleitoral.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.